Novidades

Alugar ou comprar carro: Entenda qual é a opção mais vantajosa

por Flavia Rozinholli 5 de abr de 2022

Saiba qual é a melhor alternativa para você

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que vale mais a pena: alugar ou comprar carro, porém a resposta para esta questão não é única e deve ser definida com base em diversos fatores sobre o perfil de cada consumidor.

Anúncios



O uso do automóvel é essencial no dia a dia de milhões de pessoas, já que ele é um meio de transporte extremamente prático e confortável. Muitos que não possuem condições de comprar um veículo, acabam cedendo a necessidade de alugar.

Se você também está em dúvida entre obter um carro próprio ou continuar alugando um particular, nosso post irá ajudá-lo. Aqui destacamos vantagens e desvantagens de ambas opções, então continue acompanhando o conteúdo a seguir.

Vantagens de comprar um carro

Na questão alugar ou comprar carro, optar por adquirir um veículo zero apresenta a vantagem de ser o primeiro dono, então você terá a certeza de que está obtendo um produto em excelentes condições e que ainda conta com garantias da concessionária.

Agora, caso você tenha interesse em obter um veículo usado, a maior vantagem será que ele terá um valor reduzido quando comparado aos zero km, mas é importante passá-lo primeiro em uma inspeção criteriosa.

Anúncios



No geral, o principal benefício de ter um carro próprio é a independência, já que você poderá ir e vir quando bem entender. Neste caso ainda é possível contratar seguros específicos que garantem a sua proteção e a do automóvel.

Desvantagens em comprar um carro

Mesmo que comprar um carro novo seja algo muito bom, é importante destacar as desvantagens deste feito para que você como consumidor possa fazer a melhor escolha com base no seu perfil financeiro atual.

Se tratando de carros zero km, uma grande desvantagem é que o veículo sofre uma desvalorização considerável a partir do momento que deixa a concessionária, então se o seu objetivo é vendê-lo posteriormente para obter lucro, não será uma opção viável.

Outra desvantagem é que o proprietário do automóvel deverá arcar com as parcelas, taxas de financiamento se for o caso, gasolina, seguro, IPVA, multas, reparos e outras tarifas específicas cobradas pelo estado.

Anúncios



Vantagens em alugar um carro

Dando prosseguimento à questão de alugar ou comprar carro, podemos destacar que o aluguel será vantajoso apenas quando ocorrer de forma esporádica. Sendo assim, optar por esta opção em caso de uma viagem, por exemplo, pode ser muito interessante.

Dependendo das condições impostas sobre o serviço e da quantidade de vezes que você precisar se locomover, o aluguel pode sair mais barato do que a própria compra, já que não será necessário arcar com os gastos gerais do veículo.

Outra grande vantagem desta solução, é a possibilidade de escolher o modelo de carro que deseja utilizar, ou seja, você pode contar com veículos populares mais simples ou até mesmo com uma caminhonete 4×4 a depender das suas necessidades.

Desvantagens em alugar um carro

A grande desvantagem de alugar um carro é o custo da disponibilidade, já que o tempo de espera pelo veículo pode ser longo. Então, caso você precise utilizar esta opção com maior urgência, pode não ser uma boa opção.

Outra desvantagem é que os valores deste serviço variam muito e em determinados casos, as passagens de ônibus podem ser muito mais baratas do que o próprio aluguel do carro, que sairá ganhando apenas pelo conforto adicional.

Entre alugar ou comprar carro, o aluguel consistirá em um veículo particular que é mantido por uma empresa, então ele não pertencerá a você e será preciso arcar com os valores impostos mensalmente.

Qual a melhor opção entre alugar ou comprar carro

Uma grande dica para que você defina uma boa resposta entre alugar ou comprar carro, é refletir com atenção qual a frequência e o modo que este veículo estará presente no seu cotidiano ao longo do mês.

Se você chegar à conclusão que o carro será necessário apenas em ocasiões específicas e dias esporádicos, alugar um automóvel pode ser uma opção mais interessante do que comprar um, já que não será preciso arcar com as despesas anuais do mesmo.

Agora, se o veículo for essencial no seu dia a dia para se deslocar, adquirir um carro novo ou seminovo pode ser uma alternativa melhor, já que ele estará sempre a sua disposição e proporcionará uma maior praticidade.

Flavia Rozinholli

Graduada em Medicina Veterinária, apaixonada por escrita, linguagem e comunicação. Experiência em marketing digital e em redação publicitária para conteúdos de diversos assuntos.