Novidades

Como Consultar a Tabela Fipe: Saiba o Preço Médio dos Automóveis

por Flavia Rozinholli 25 de out de 2022

Saber como consultar a tabela Fipe é muito importante para aqueles que estão pensando em comprar ou vender um veículo, já que ela pode ser usada como referência nesse ramo de negociações.

Anúncios



A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas foi a responsável pela criação dessa tabela, que passa por atualizações mensais a fim de apresentar o preço médio de veículos como carros, motos ou até mesmo caminhões e micro-ônibus.

A ferramenta é usada diariamente por milhares de pessoas e acessar os dados da tabela é algo prático. Se você deseja saber melhor como são feitos os cálculos da tabela Fipe e qual a forma correta de consultá-la, continue nos acompanhando.

Como a tabela Fipe funciona?

A tabela Fipe é a responsável por reunir os preços médios de diferentes tipos de veículos no mercado nacional, servindo como base para que o consumidor saiba o valor que poderá vender seu veículo ou quanto deve pagar para adquirir um seminovo.

Por se tratar de um índice muito importante, a tabela acaba sendo atualizada mensalmente, sendo importante destacar que ela avalia o mês anterior, ou seja, os índices divulgados em março, por exemplo, se referem aos valores de fevereiro.

Anúncios



Para saber como consultar a tabela Fipe e entender o que está expresso nela, é necessário compreender que os valores não consideram o estado do veículo, quilometragem, acessórios ou região da venda.

Como são definidos os preços

A média de preços dos veículos é definida por pesquisadores especializados, que analisam as ofertas de todo o país e descartam as precificação mais altas ou baixas, chegando assim ao montante final exposto na tabela Fipe.

Divergências estatísticas também são definidas e descartadas para que o índice seja o mais fiel possível ao mês correspondente, de modo que consumidores de todo o país podem usar os dados como referência nas negociações.

A tabela Fipe veículos pode ser encontrada com facilidade na internet, onde seu uso é totalmente gratuito. A consulta dos dados pode ser feita com muita rapidez e no tópico a seguir você saberá melhor sobre este tema.

Anúncios



como-consultar-a-tabela-Fipe
como-consultar-a-tabela-Fipe

Veja como consultar a tabela Fipe

No momento é possível encontrar vários sites confiáveis que disponibilizam a consulta da tabela Fipe gratuitamente. Para aprender como consultar a tabela Fipe passo a passo, siga as informações a seguir:

  • Acesse o site oficial correspondente a tabela Fipe;
  • Escolha se deseja consultar a tabela referente a carros e utilitários pequenos, motos ou caminhões e micro-ônibus, bastando clicar sobre a opção de seu interesse;
  • Em seguida, selecione o período de referência, marca do veículo, ano modelo e modelo;
  • Selecione “Pesquisar” e pronto! Logo em seguida todos os dados relacionados ao veículo de seu interesse serão exibidos.

É importante mencionar aqui que o ano do veículo corresponde ao ano do modelo e não serão considerados veículos para uso especial ou profissional. Além disso, os valores são exibidos em R$ correspondente ao mês e ano de referência.

Impacto da Tabela Fipe sobre o IPVA e seguros

Agora que você já sabe como consultar a tabela Fipe, é interessante comentarmos que ela também tem um impacto sobre o IPVA e seguros automotivos, e muitos consumidores não sabem disso.

O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) varia de acordo com o cálculo anual da tabela Fipe. Aqui é considerado o valor do ano anterior do veículo de acordo com a tabela e são acrescidos 4% sobre o tributo para carros de passeio.

Já a relação da tabela Fipe com os seguros automotivos se deve pelo fato de que o reembolso de um segurado em caso de sinistro acontece conforme os índices da tabela e o valor médio do veículo expresso.

É possível consultar a tabela Fipe pela placa?

Muitas pessoas têm buscado pela alternativa da tabela Fipe 2022 pela placa, já que esta é mais prática e não exige dados tão específicos do veículo para fazer a consulta, o que são fatores muito positivos.

Porém, só é possível fazer esse tipo de consulta em sites não oficiais, de modo que as informações expressas não são totalmente confiáveis e pode haver uma diferença significativa quando comparado aos valores da tabela Fipe tradicional.

Sendo assim, buscar tabela Fipe placa não será muito seguro e indicamos que faça as consultas apenas em portais realmente confiáveis. Vale mencionar ainda que a tabela Fipe também pode ser acessada por aplicativos completos e gratuitos.

Flavia Rozinholli

Graduada em Medicina Veterinária, apaixonada por escrita, linguagem e comunicação. Experiência em marketing digital e em redação publicitária para conteúdos de diversos assuntos.