Novidades

Consulta CPF no Serasa: Veja como fazer

por Flavia Rozinholli 6 de out de 2022

Graças à praticidade proporcionada pela tecnologia, interessados podem fazer a consulta CPF no Serasa de forma online e gratuita. Assim, a pessoa descobrirá se está negativada ou se possui dívidas em seu nome.

Anúncios



O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um dos documentos mais importantes dos cidadãos brasileiros, sendo que este é fundamental para se conseguir contratar serviços como empréstimos, financiamentos ou cartões de crédito.

Hoje estima-se que no Brasil haja cerca de 59 milhões de negativados e este público muitas vezes possui acesso dificultado ao crédito e se você deseja consultar a sua situação, continue acompanhando nosso post.

Consulta CPF no Serasa

O Serasa

O Serasa é um dos principais órgãos de proteção ao crédito do país, sendo que sua função principal é reunir informações, fazer pesquisas e análises a respeito de pessoas jurídicas e físicas que se encontram endividadas.

Sendo assim, uma infinidade de instituições financeiras consultam o Serasa para saber detalhes a respeito do risco de inadimplência dos consumidores. Para que os bancos possam ter acesso aos dados, estes pagam um valor mensal.

Anúncios



Caso você esteja incluso neste imenso banco de dados, a probabilidade de que seja liberado crédito em seu nome é baixa e por este motivo é muito interessante realizar uma consulta CPF no Serasa.

Motivos para consultar seu CPF no Serasa

Embora o serviço de consulta online esteja disponível há um bom tempo, muitas pessoas ainda não o conhecem. Há muitas vantagens em consulta CPF no Serasa, como por exemplo:

  • Acompanhe débitos em seu nome e identifique as empresas credoras, bem como o valor da dívida;
  • Tenha mais clareza para programar o seu orçamento que será destinado ao pagamento de dívidas;
  • Identifique consultas feitas em seu nome e reduza as chances de fraude pelo uso indevido do seu documento.

Para aqueles que desejam ter um maior controle sobre as movimentações em seu CPF ou CNPJ, podem optar pelo Serasa Premium. Este serviço emite alertas via e-mail e SMS sempre que for identificado consultas, ações judiciais, protestos, etc.

É possível consultar o CPF de outras pessoas?

Se o seu objetivo é fazer uma consulta CPF no Serasa de terceiros, é importante que destaquemos que isso só será possível caso seja representante judicial, legal ou procurador da pessoa em questão.

Anúncios



Nesse caso a consulta só poderá ser feita pessoalmente e o serviço possibilitará que você fique sabendo quanto a cheques sem fundo, dívidas e outras restrições que estejam em nome da pessoa no banco de dados do Serasa.

Ao comparecer nos Correios para contar com o serviço, não esqueça de levar consigo o CPF da pessoa e também seus documentos. O processo é rápido e em poucos instantes você poderá saber todos os detalhes.

Consulta CPF no Serasa pelo nome

É comum que pessoas percam o seu Cadastro de Pessoa Física e então fiquem em dúvida sobre como fazer a consulta CPF no Serasa sem o documento, porém, hoje é possível utilizar o serviço apenas com base em seu nome completo.

Se este for o seu caso, será necessário comparecer pessoalmente até uma unidade da Receita Federal, já que sem a numeração do CPF não será possível fazer a consulta de forma online através das plataformas do Serasa.

Empresas consideradas birôs de crédito também podem fazer a consulta para obter informações relevantes a seu respeito. Nesse caso, o levantamento de informações é exclusivo e estas não podem ser divulgadas.

Como fazer consulta CPF no Serasa pelo site

O site oficial do Serasa é uma das plataformas mais seguras da atualidade, de forma a evitar que acesso indevido a dados específicos. Para fazer uma consulta CPF no Serasa através dela, basta acompanhar o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site oficial do Serasa;
  • Role a tela para baixo e então clique em “Consultar CPF”;
  • Será necessário fazer login na plataforma. Caso ainda não tiver cadastro, basta realizá-lo fornecendo algumas informações;
  • Feito isso, basta clicar em “Meu CPF” e realizar a consulta;
  • Com base nesta via de consulta você também pode conferir a pontuação do seu score.

Como fazer consulta CPF no Serasa pelo app

Pensando em facilitar ainda mais a vida dos consumidores, o Serasa lançou seu próprio aplicativo e você pode utilizá-lo para consultar seu CPF. O app é bastante prático e você pode utilizar o serviço conforme mostrado abaixo:

  • Acesse a loja de aplicativos do seu celular e busque por “Serasa”;
  • Abra o app e então faça o seu login;
  • Caso não for cadastrado, basta realizá-lo da mesma forma que acontece no site;
  • Depois disso, toque em “Meu CPF” e faça a consulta completa.

Como fazer consulta CPF no Serasa via carta

Além das opções de consulta mencionadas anteriormente, os consumidores ainda podem optar por fazê-la através de uma carta. Esta pode ser escrita a mão ou impressa, sendo obrigatório que contenha:

  • O número do seu RG e CPF;
  • Cópia simples do RG e CPF;
  • Assinatura com firma reconhecida em cartório;
  • Endereço correto e completo para que seja enviada a resposta.

A carta deve então ser encaminhada para o Serasa Consumidor Av. Doutor Heitor José Reali, 360 – CEP 13571-385, São Carlos, SP. Vale frisar que neste caso apenas o titular do CPF pode solicitar que a consulta seja feita.

Como fazer consulta CPF no Serasa via procuração

Aqui o procurador deve comparecer pessoalmente até uma das agências Serasa Experian distribuídas pelo país portando os seguintes documentos:

  • Procuração original ou cópia que esteja assinada pelo titular do CPF, tendo firma devidamente reconhecida em cartório;
  • Cópia simples da procuração, sendo que esta ficará retida durante o processo de consulta;
  • Documento original do próprio procurador (RG, CNH ou Carteira de Trabalho).

Regularizando o CPF

Caso você faça uma consulta do seu CPF no Serasa e descubra que possui pendências, indicamos que se organize para quitar as dívidas em questão, já que estar inadimplente pode acarretar a dificuldades cotidianas relacionadas a aquisição de crédito.

Agora, se você constatar uma dívida que não reconhece, faça um boletim de ocorrência o mais rápido possível. Depois disso, entre em contato com a empresa que realizou a cobrança para informar sobre uma possível fraude.

Flavia Rozinholli

Graduada em Medicina Veterinária, apaixonada por escrita, linguagem e comunicação. Experiência em marketing digital e em redação publicitária para conteúdos de diversos assuntos.