Novidades

Consulta CPF no SPC: Veja como fazer

por Flavia Rozinholli 6 de out de 2022

Fazer uma consulta CPF no SPC é muito importante para que os consumidores saibam se estão inadimplentes no mercado. Este serviço pode ser acessado de forma 100% online e não há custo algum para contar com o mesmo.

Anúncios



Estar negativado significa que você possui dívidas em aberto, de forma que o seu documento constará em birôs de crédito como o SPC. Com isso será muito mais difícil ter acesso a meios de concessão de crédito, como empréstimos.

Atualmente, há uma breve recomendação de que os cidadãos brasileiros façam consultas regulares com o objetivo de evitar endividamento e também fraudes. A seguir você irá conferir tudo sobre este assunto e saberá como usar o serviço.

Consulta CPF no SPC

O que é o SPC

SPC significa Serviço de Proteção ao Crédito, se tratando então de um extenso banco de dados privado que contém diversas informações do comércio. Tal empresa atua no Brasil desde 1955 e é uma das mais importantes do mercado financeiro.

Os dados presentes no banco do SPC envolvem a saúde financeira dos consumidores, sendo que estes são fornecidos a lojas e bancos com a finalidade de dar mais segurança na concessão de crédito ou venda a prazo.

Anúncios



Ao fazer uma consulta CPF no SPC você pode conferir se possui algum tipo de pendência em seu nome e caso a resposta seja positiva, é possível então trabalhar para que estas sejam resolvidas o mais rápido possível.

Importância de fazer uma consulta CPF no SPC

O sistema presente no site oficial do SPC Brasil pode ser utilizado facilmente por todos os interessados, porém, há muitas pessoas que não sabem da existência do serviço. Ao utilizá-lo será possível:

  • Verificar possíveis dívidas que o tornem negativado no mercado;
  • Evitar fraudes que envolvam o seu CPF;
  • Consultar quantas vezes quiser gratuitamente;
  • Melhorar o seu comportamento financeiro.

As fraudes que envolvem o seu CPF podem ser identificadas caso você descubra uma dívida que não é sua. Neste caso o próprio SPC recomenda que seja feito um boletim de ocorrência e que o cidadão entre em contato com a empresa credora.

Buscando a saúde financeira

Se você está no vermelho e precisa resolver essa situação, é necessário avaliar criteriosamente as causas desse descontrole financeiro. Ao entender melhor seu comportamento, será mais fácil de resolver a situação e prevenir episódios futuros.

Anúncios



Ao fazer a consulta CPF no SPC e constatar a presença do seu documento na rede, verifique quais são as empresas para as quais você está devendo e entre em contato com as mesmas assim que possível para a negociação.

Suas despesas podem ser amplamente reduzidas com base em atitudes simples do dia a dia, o que irá ajudar a equilibrar as suas contas e o orçamento familiar. Assim você pode voltar a ter o nome limpo e a contar com serviços de crédito.

Como fazer uma consulta CPF no SPC através do site

Atualmente o SPC disponibiliza o seu site oficial e também um aplicativo para que os consumidores possam fazer sua própria consulta CPF no SPC. Caso prefira fazer este procedimento através do site, siga os passos abaixo:

  • Acesse o site do Cadastro Positivo do SPC;
  • Em seguida, digite o seu CPF no devido campo;
  • Se for o seu primeiro acesso, será necessário criar um login com base no preenchimento de um formulário convencional;
  • Feito isso, será necessário validar seu telefone ou e-mail;
  • Por fim escaneie o QR Code e insira o código de acesso do portal;
  • Pronto! A plataforma mostrará então todas as pendências registradas em seu CPF.

Como fazer uma consulta CPF no SPC através do app

Agora, se você prefere acessar os serviços do SPC com base no excelente app desenvolvido pela empresa, basta ter em mãos um smartphone com acesso à internet e então seguir os passos abaixo:

  • Acesse a loja de aplicativos do seu celular (Apple Store ou Google Play);
  • No devido campo de busca, digite “SPC Consumidor”;
  • Quando o app aparecer em sua tela, toque sobre ele e em seguida toque em “Instalar”;
  • Aguarde alguns minutos para que o download seja concluído;
  • Abra o app, efetue um cadastro e então faça seu login;
  • O app então irá mostrar a pontuação do seu score e também se você possui dívidas em seu nome.

É possível fazer a consulta pessoalmente?

Sim, é possível fazer uma consulta CPF no SPC através do site pessoalmente através de uma Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) ou Associação Comercial. Localize aquele que for mais próximo e compareça para fazer sua consulta.

No local, será necessário apresentar um documento que comprove a sua identidade (Ex: RG ou CNH) e também um comprovante de residência, além do CPF a ser consultado. Informe um atendente sobre a sua intenção e faça o que se pede.

Em apenas alguns momentos você poderá ter acesso ao resultado da sua consulta e saberá se possui dívidas. Caso essas realmente existam, você saberá maiores detalhes sobre e poderá fazer a negociação.

Flavia Rozinholli

Graduada em Medicina Veterinária, apaixonada por escrita, linguagem e comunicação. Experiência em marketing digital e em redação publicitária para conteúdos de diversos assuntos.