Novidades

Licenciamento 2022: Descubra se o novo documento já está disponível

por Flavia Rozinholli 25 de fev de 2022

Saiba todos detalhes sobre a emissão do documento

Os motoristas devem renovar o licenciamento 2022 anualmente para que estejam conduzindo dentro da Lei. Desde o início da pandemia, em 2020, o documento pode ser acessado de forma eletrônica através do aplicativo Carteira de Trânsito Digital.

Anúncios



Embora essa plataforma tenha sido criada já há algum tempo, muitas pessoas ainda têm algumas dúvidas sobre como emitir o licenciamento através dela, porém, este é um processo bastante simples.

Vale destacar que a taxa de licenciamento varia conforme o estado e você pode fazer a consulta através dos portais oficiais do Governo. Para saber como acessar o licenciamento de forma descomplicada, acompanhe nosso post.

Como tirar o licenciamento de veículo

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) é obrigatório para todos aqueles que desejam transitar com o seu veículo em vias públicas. Aqueles que não efetuarem o pagamento e circularem sem o documento podem perder pontos na carteira, além de receber multa.

Conforme já mencionado, a renovação precisa ser anual e para que o condutor tenha acesso ao licenciamento 2022, também será necessário quitar outros débitos relativos ao mesmo veículo, e estes incluem IPVA e multas.

Anúncios



O CRLV não é mais enviado para os motoristas através dos Correios desde 2020, pois atualmente a emissão ocorre por meios online através do app Carteira de Trânsito Digital e caso prefira, será possível imprimi-la ou exportá-la.

Como acessar o licenciamento 2022 digital

O aplicativo Carteira de Trânsito Digital é totalmente gratuito e pode ser facilmente encontrado nas lojas de aplicativo Apple Store ou Google Play. Para acessar as funcionalidades da plataforma, será necessário fazer login no portal gov.br.

Se você ainda não realizou o cadastro do CRLV no aplicativo, basta seguir os seguintes passos:

  • Logo na tela inicial do app, toque em “Veículos” e em seguida, vá em “Toque para adicionar um CRLV”;
  • Agora será necessário informar o Renavam do veículo e o código de segurança que estará descrito na documentação;
  • Pronto! Logo em seguida você já poderá acessar o licenciamento 2022 caso as taxas já tenham sido pagas.

Caso você já tenha um CRLV devidamente cadastrado na plataforma, bastará acessar a mesma aba “Veículos” localizada na página inicial do app, e então tocar no veículo de seu interesse para acessar o documento.

Anúncios



Quanto tempo leva para o licenciamento ser atualizado?

Assim que o condutor efetuar o pagamento do licenciamento 2022, o novo documento será liberado dentro do aplicativo em no máximo três dias úteis, mas há alguns casos que podem impedir essa emissão.

Um dos casos é ter débitos em aberto sobre o veículo em questão. Outra possibilidade é a ocorrência de alguma falha no sistema, que pode acontecer devido ao amplo número de emissões de CRLV simultâneas.

Para consultar se há débitos em aberto, basta acessar os sites dos bancos conveniados, no site da Secretaria Estadual da Fazenda ou no site oficial do Detran. Caso tenha algum tipo de dúvida sobre a emissão do documento, recomenda-se que entre em contato diretamente com o Detran.

Flavia Rozinholli

Graduada em Medicina Veterinária, apaixonada por escrita, linguagem e comunicação. Experiência em marketing digital e em redação publicitária para conteúdos de diversos assuntos.