Novidades

Meu INSS: acesso, cadastro e consulta aos serviços

por Flavia Rozinholli 1 de set de 2022

O Meu INSS trata-se de uma ferramenta digital desenvolvida especialmente para dar mais facilidade à vida dos cidadãos brasileiros, já que através dela é possível ter acesso a mais de 90 serviços oferecidos pelo INSS em poucos toques.

Anúncios



Atualmente essa plataforma pode ser acessada através de computadores ou através de smartphones, já que também existe um aplicativo com o mesmo nome que pode ser encontrado nas principais lojas de apps do mercado.

Vale mencionar ainda que para ter acesso a todas as funcionalidades da ferramenta, será preciso efetuar um cadastro prévio. Aqui você saberá melhor como funciona a plataforma e como consultar os serviços.

Como acessar o Meu INSS

Conforme brevemente mencionado, o Meu INSS é uma ferramenta digital que permite aos cidadãos brasileiros acessarem os mais diversos serviços do INSS de forma descomplicada e sem sair de casa.

Para contar com a plataforma, basta que você acesse seu site oficial ou o aplicativo. Caso opte pela segunda opção, basta fazer uma busca no Google Play ou na App Store para fazer a instalação diretamente no seu dispositivo.

Anúncios



Ademais, ambas opções podem ser acessadas de forma totalmente gratuita, bastando apenas que os interessados façam um cadastro da forma que será comentada no tópico seguinte.

Fazendo o cadastro

Para poder contar com tudo o que o Meu INSS tem a oferecer, os cidadãos devem possuir uma conta ativa no Gov.br. Vale mencionar que com este usuário e senha também será possível acessar os demais serviços que estejam no Gov.br.

Se você ainda não possui uma conta, bastará acessar o site e informar seu CPF, nome completo e data de nascimento, para depois responder as perguntas necessárias a fim de concluir o cadastro.

Outra opção é conseguir uma senha provisória com base no site oficial de alguns bancos para então fazer seu cadastro rapidamente. Alguns desses bancos incluem o Sicoob, Santander, Caixa, Itaú, Bradesco, Barisul, Banese e Banco do Brasil.

Anúncios



Confira os serviços disponíveis

Uma série de serviços importantes relacionados à Previdência Social podem ser acessados através do Meu INSS. Confira a lista a seguir para conhecer alguns dos principais:

  • Solicitação de pagamento de benefício não recebido;
  • Renovar ou cadastrar procuração ou representante legal;
  • Alterar forma de pagamento ou loca;
  • Certidão de tempo de contribuição;
  • Benefícios Assistenciais;
  • Seguro Desemprego do Pescador Artesanal;
  • Auxílio-doença;
  • Pensão por morte;
  • Salário maternidade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por idade.
  • Revisão e recurso.

Hoje há mais de 90 serviços disponíveis e você pode solicitá-los de forma descomplicada, sendo possível inclusive enviar os documentos de forma digitalizada para a análise.


Após feita a solicitação do benefício, ainda haverá a possibilidade de acompanhar o andamento do processo com base no número do protocolo de requerimento, seja através do próprio app Meu INSS ou pelo telefone 135.

Flavia Rozinholli

Graduada em Medicina Veterinária, apaixonada por escrita, linguagem e comunicação. Experiência em marketing digital e em redação publicitária para conteúdos de diversos assuntos.