Novidades

Pis 2022: Veja o calendário de pagamento e saiba se você tem direito

por Flavia Rozinholli 1 de set de 2022

O calendário referente ao Pis 2022 se encontra em andamento desde fevereiro, mas assim que os pagamentos se iniciaram, aconteceu uma pausa que durou até as primeiras semanas referentes ao mês de março.

Anúncios



Porém, eles já voltaram ao normal e todos os trabalhadores aptos já podem sacar o valor referente ao seu benefício, sendo um grande alívio para todas as pessoas que precisam deste dinheiro e estavam na expectativa dos depósitos desde 2021.

É importante destacar que para ter direito ao Pis, é necessário cumprir determinados requisitos, então continue acompanhando o nosso post para saber quem tem direito e como fazer a consulta ao benefício.

Como está funcionando o calendário do Pis 2022

Muitas pessoas ainda não sabem com detalhes, mas o pagamento do Pis 2021 foi suspenso por conta da concessão feita pelo Governo Federal do benefício conhecido como Bem 2021, devido a pandemia do coronavírus.

Sendo assim, os trabalhadores precisaram aguardar até 2022 para voltar a receber o Pis e o Governo elaborou um novo calendário para que os depósitos recomeçassem, sendo que este feito ocorre através da Caixa.

Anúncios



Conforme já citado no início desse post, o pagamento do Pis 2022 acabou sendo suspenso em fevereiro, mas já voltou a ser pago normalmente desde o mês de março, o que é uma notícia muito positiva para os trabalhadores.

Valores do benefício

No Pis 2022, o valor máximo que pode ser adquirido através desse benefício é de R$1.212,00, porém, é importante destacar que apenas aqueles que trabalharam com carteira assinada nos 12 meses de 2021 podem obter tal valor.

Os demais trabalhadores poderão receber de forma proporcional ao número de meses trabalhados, sendo que cada mês corresponde a R$101,00, conforme dados divulgados oficialmente pelo Governo Federal.

O valor do Pis é calculado através do salário mínimo do ano vigente, então o cálculo sempre ocorre de forma proporcional. Para saber mais acerca deste assunto específico, recomendamos que consulte o portal do Governo.

Anúncios



Quem tem direito

Os pagamentos das parcelas do Pis 2022 é feito pela Caixa Econômica Federal, sendo que trabalhadores que recebem uma média de até 2 salário mínimos mensais e que estejam com a Carteira de Trabalho assinada podem receber.

Além dessas exigências, é preciso ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias, referente ao ano-base de pagamento para ter direito a receber o Pis, que terá o valor estabelecido conforme mencionado no tópico anterior.

Outras regras estabelecidas para o recebimento envolvem estar inscritos no Pis/Pasep há pelo menos 5 anos e possuir cadastro devidamente atualizado no Rais (Relação Anual de Informações Sociais).

Calendário de pagamento

Atualmente, o pagamento do Pis 2022 é realizado conforme o mês de nascimento do trabalhador e você pode conferir o calendário completo logo a seguir:

  • Nascidos no mês de Janeiro: podem receber a partir de 08/02;
  • Nascidos no mês de Fevereiro: podem receber a partir de 10/02;
  • Nascidos no mês de Março: podem receber a partir de 15/02;
  • Nascidos no mês de Abril: podem receber a partir de 17/02;
  • Nascidos no mês de Maio: podem receber a partir de 22/02;
  • Nascidos no mês de Junho: podem receber a partir de 24/02;
  • Nascidos no mês de Julho: podem receber a partir de 15/03;
  • Nascidos no mês de Agosto: podem receber a partir de 17/03;
  • Nascidos no mês de Setembro: podem receber a partir de 22/03;
  • Nascidos no mês de Outubro: podem receber a partir de 24/03;
  • Nascidos no mês de Novembro: podem receber a partir de 29/03;
  • Nascidos no mês de Dezembro: podem receber a partir de 31/03.

Vale destacar que os pagamentos já se iniciaram para todos os meses e os trabalhadores podem sacar o benefício até o dia 29 de dezembro, conforme foi estabelecido pela Caixa Econômica Federal.

Como fazer o recebimento do Pis

Conforme já dito nesse post, o Pis 2022 é pago pela Caixa Econômica Federal, de forma que os trabalhadores podem escolher a melhor forma para sacar o benefício. Confira quais são elas logo a seguir:

  • Receber através da conta social digital pelo aplicativo Caixa Tem;
  • Depósito direto em uma conta poupança ou conta corrente;
  • Fazer o recebimento através de um correspondente Caixa Aqui ou agência lotérica;
  • Sacar diretamente em um caixa de agências bancárias.

Os beneficiários ainda devem ter atenção para com os documentos necessários para efetuar o saque, sendo que em alguns casos é preciso ainda ter em mãos o Cartão Cidadão.

Como consultar o benefício

Se você gostaria de saber se tem direito ao Pis 2022, será possível fazer uma consulta online através do site do Ministério da Economia, sendo preciso apenas inserir o CPF e a senha referente ao Gov.br.

Outra opção é fazer a consulta diretamente no aplicativo Caixa Tem ou Carteira de Trabalho Digital, que é gratuito e se encontra disponível para download no Google Play e Apple Store.

Flavia Rozinholli

Graduada em Medicina Veterinária, apaixonada por escrita, linguagem e comunicação. Experiência em marketing digital e em redação publicitária para conteúdos de diversos assuntos.