Novidades

5 dicas para evitar golpes de empréstimo

por Flavia Rozinholli 7 de jun de 2022

Veja nossas dicas e se previna

Os golpes de empréstimo são praticados com muita frequência no Brasil, sendo imprescindível que os cidadãos aprendam como se proteger desse tipo de situação que pode acarretar em enormes prejuízos.

Anúncios



O empréstimo é uma solução financeira desenvolvida para auxiliar pessoas físicas ou jurídicas na realização das suas metas, mas como se trata de um serviço muito abrangente, pessoas de má fé podem utilizá-los para aplicar golpes.

Com base nesse post você poderá saber tudo sobre este referido assunto e também acompanhar nossas dicas de como evitar os golpes mais praticados em nosso país, então continue acompanhando o conteúdo a seguir.

Golpes de empréstimo mais comuns

Hoje em dia, há um amplo número de instituições financeiras que oferecem empréstimos de todas as modalidades, sendo que elas são realmente confiáveis e oferecem apenas serviços seguros.

É muito comum que pessoas não autorizadas façam ligações oferecendo um empréstimo e solicitam o depósito de um valor específico para que o serviço seja liberado, sendo esta a prática ilegal mais comum deste segmento.

Anúncios



Entre os golpes de empréstimo, aqueles praticados através da internet também chamam a atenção, já que são desenvolvidos sites falsos que oferecem empréstimos acessíveis aos consumidores interessados.

Dicas para não cair no golpe do empréstimo falso

As situações comentadas anteriormente são as mais comuns quando o assunto é golpes de empréstimo, e abaixo você pode conferir algumas das nossas dicas para que você se previna em relação a estas situações:

  1. Cuidado com ofertas muito atraentes: geralmente, quanto mais atraente for a oferta de empréstimo, maior será a chance de ser um golpe, então tenha calma e confira todos os detalhes do serviço antes de contratá-lo.
  2. Burque empresas adequadas: se você está interessado em adquirir um empréstimo, busque por empresas conhecidas no mercado e que seguem todas as normas determinadas pelo Banco Central do Brasil.
  3. Não faça depósitos: sempre que for solicitado o depósito de valores para que o empréstimo seja liberado, se tratará de um golpe, já que este ato não condiz com as regras de concessão de crédito praticado por instituições financeiras idôneas;
  4. Não passe seus dados pessoais: caso uma pessoa desconhecida entre em contato com você oferecendo o empréstimo, não ceda seus documentos pessoais até se certificar de que se trata de uma transação segura;
  5. Cuidado no pagamento de parcelas: caso o empréstimo oferecido a você tenha como condição os pagamentos feitos a uma conta de pessoa física, desfie imediatamente.

Considerações finais

Que o empréstimo é algo realmente muito útil na vida de milhares de consumidores brasileiros, isso é fato, mas antes de contratar, sempre verifique o endereço das empresas e confira se ela realmente opera no local descrito.

Caso você identifique os golpes de empréstimo ou venha a ser vítima de um, será possível tomar atitudes judiciais em relação a isto, mas os resultados gerados dependem muito dos dados que você terá do golpista.

Anúncios



Sendo assim, o ideal é praticar a prevenção e sempre verificar o índice de satisfação das empresas para verificar se a mesma é realmente segura.

Flavia Rozinholli

Graduada em Medicina Veterinária, apaixonada por escrita, linguagem e comunicação. Experiência em marketing digital e em redação publicitária para conteúdos de diversos assuntos.