CARREGANDO...

É interessante entrar em um consórcio de carros usados? Entenda

Veja se vale a pena para o seu caso
Anúncio

Para aqueles que desejam adquirir um novo automóvel, o consórcio de carros usados pode ser uma opção interessante, mas antes de optar por esta alternativa é importante entender como ela funciona e se vale a pena no seu caso.

O consórcio será indicado para aqueles que sabem melhor como se planejar, já que o veículo será comprado no futuro e quando as aplicações ocorrem da forma correta, é possível economizar ótimos valores.

Se você deseja saber os detalhes sobre este tipo de consórcio para saber se ele realmente é viável em relação aos seus planos, continue acompanhando nosso artigo, pois abordaremos todas as principais informações sobre este assunto.

Como o consórcio de carros usados funciona

O consórcio de carros usados se trata de um grupo de pessoas que se reúnem a fim de autofinanciar a compra de um determinado bem. Para isso, uma administradora autorizada cuidará dos recursos financeiros e dos demais trâmites.

No caso dessa alternativa, é preciso escolher um valor específico de carta de crédito que deve ser usado na compra do veículo. Por exemplo, se você está interessado em obter um carro no valor de R$30.000,00, este deve ser o valor da carta.

Através dessa informação, a administradora irá calcular o valor das parcelas que devem ser pagas, sempre considerando o prazo, taxa de administração e fundo reserva, se houver. Dessa forma, o consorciado deve fazer o pagamento da cota a fim de alcançar seu objetivo.

Sobre a contemplação

A contemplação do consórcio de carros usados pode acontecer por sorteio ou lance. No caso do sorteio, este ocorre mensalmente, conforme os detalhes estabelecidos no contrato e dependendo do caso, pode haver mais de um premiado.

Aquele que for sorteado deverá receber a carta de crédito a fim de utilizá-la para comprar o carro de seu interesse. Vale mencionar aqui, que para ser contemplado, as cotas dos pagamentos devem estar em dia.

Já a contemplação por lance funciona de forma diferente, sendo que o consorciado oferta um valor e caso este seja o maior dos lances do grupo, ele será contemplado. O valor pago pode ser utilizado para quitar as parcelas ou ser descontado na carta de crédito.

Como é feita a compra do carro

Assim que o consorciado é contemplado com a carta de crédito, ele poderá obter o veículo usado, mas ele não terá acesso direto ao dinheiro e sim um documento que exerce essa mesma função, devendo ser entregue ao vendedor.

Depois disso, a administradora deve ser comunicada e então a transação é feita, onde o valor é destinado ao vendedor. Uma vantagem do consórcio de carros usados é que o valor permite que o pagamento seja feito à vista.

Hoje em dia é possível conseguir veículos de todos os tipos, mas é preciso verificar os detalhes presentes na apólice, pois algumas administradoras podem limitar a idade de fabricação do veículo.

Enfim, o consórcio vale a pena?

O consórcio de carros usados é uma excelente opção para aqueles que desejam contar com um serviço sem juros e com flexibilidade no parcelamento, mas pode levar um bom tempo para alcançar seu objetivo, não sendo uma alternativa viável para quem precisa comprar o veículo rapidamente.