Poucas pessoas sabem, mas em alguns casos é possível aumentar o benefício do INSS. Para poder solicitar, é necessário fazer uma revisão do histórico de contribuição, analisando ano a ano o salário do contribuinte.
O benefício do INSS é concedido a todas as pessoas que se aposentaram por tempo de serviço ou por casos de doença ou invalidez. Quando afastado por tempo de serviço, o salário é equivalente ao que a pessoa recebia anteriormente.
Vale lembrar que os especialistas no assunto são pessoas que trabalham com direito previdenciário. Atualmente existem duas formas de solicitar uma revisão: diretamente no INSS ou com um advogado.
Benefício do INSS: Duas formas de solicitar o reajuste
Quem recebe o benefício do INSS e deseja aumentar, pode optar por duas maneiras. A primeira, é solicitar uma revisão juntamente com o INSS. Neste caso, o contribuinte deve ter certeza de que o benefício que recebe está com o valor desatualizado. Sendo assim, ele solicita que o seu histórico seja analisado por meio dos especialistas do próprio INSS.
Caso realmente seja comprovado que o valor está incorreto, o cidadão recebe o valor retroativo e tem um aumento no valor mensal. Vale lembrar que este serviço é gratuito. Além disso, é possível que pessoas que recebem o benefício do INSS solicitem o auxílio de um advogado, fazendo todo o procedimento pela justiça.
Nestes casos, é necessário pagar pelo serviço. Mas, afinal de contas, quando o cidadão precisa contratar um advogado?
Os casos a serem resolvidos fora do INSS são aqueles em que o cidadão precisa fazer uma revisão do teto salarial ou nos casos em que o cidadão teve dois empregos e o cálculo do seu salário foi incorreto. Vale lembrar que em ambos casos o benefício pode ser realmente aumentado depois da análise. Porém, não são todos os casos que são aprovados após o processo.
Casos de invalidez: Aumento do benefício em até 25%
Fora a possibilidade de solicitar uma análise do benefício do INSS por meio da justiça ou por meio do próprio INSS, é possível aumentar o salário em até 25% em casos de invalidez.
Esta situação ocorre quando o cidadão necessita da ajuda de cuidadores, visto que não consegue realizar atividades do dia a dia com autonomia.
Neste tipo de caso, o INSS tem como obrigação prevista por lei, aumentar um quarto do salário do cidadão para custeio de cuidadores, sejam eles da própria família ou contratados.
Quadros de invalidez que aumentam o benefício do INSS
Entre os quadros de invalidez que aumentam o benefício do INSS, podemos citar os seguintes casos:
- Casos de cegueira total;
- Casos de paralisia de dois membros superiores ou dois membros inferiores;
- Situações em que o cidadão perdeu uma das mãos ou um dos pés, mesmo que em ambas as situações a prótese seja possível;
- Casos em que o cidadão precisa ficar continuamente no leito;
- Situações em que o cidadão tenha alteração das faculdades mentais que o impossibilite de realizar atividades do dia a dia;
- Casos gerais que impossibilitem a autonomia do cidadão e necessitem de auxílio.