Novidades

Cartão de crédito recusado: entenda quais são os motivos

por Flavia Rozinholli 23 de fev de 2022

Saiba porquê isso acontece e como resolver

Ter o cartão de crédito recusado é uma situação muito desagradável e muitas pessoas já passaram por ela. De antemão, já podemos dizer que existem pelo menos 5 motivos para que isso aconteça e falaremos um pouco sobre cada um deles nesse texto.

Anúncios



O problema dado como “transação não autorizada” pode acontecer tanto em compras feitas em lojas físicas como em lojas online. Com isso, a modalidade da compra não apresenta muitas diferenças sobre a causa da recusa do cartão.

Nos dois casos, o que gera a situação é a mesma coisa, ou seja, os procedimentos a serem realizados para sua resolução são primordialmente os mesmos. A seguir você poderá entender mais sobre o assunto e saber como evitar este erro tão comum.

Caso de limite excedido

Todos os cartões de crédito que são emitidos por bancos ou financeiras apresentam um limite. Este é definido de acordo com o seu perfil após uma análise, que checa seu histórico e renda mensal, por exemplo.

Caso o limite definido seja excedido pelo titular, o resultado da compra será “cartão de crédito recusado”. Quando isso acontece, a compra não pode ser aprovada, então você deve sempre se manter atento ao seu limite.

Anúncios



Também é muito comum que as pessoas não entendam que compras parceladas comprometem uma porcentagem do limite. Sendo assim, você só terá acesso ao limite total quando finalizar o pagamento das parcelas.

Atraso no pagamento de faturas

Outra possível situação que pode levar ao cartão de crédito recusado é o atraso no pagamento de faturas. Isso acontece porque as administradoras são autorizadas a fazer o bloqueio de cartões e do limite em casos como esse.

Embora isso seja algo comum, é importante destacar que as faturas de cartões merecem uma atenção especial em meio às suas contas mensais. Isso porque os juros por atraso são altos e podem levá-lo ao endividamento.

A solução para este problema é bastante óbvia e simples: basta fazer o pagamento das faturas vencidas que estão em aberto. Caso isso não seja possível, busque uma forma de negociar com o seu banco e deixe de utilizar o cartão por um período.

Anúncios



Suspeita de fraude

Quando as administradoras dos cartões de crédito identificam uma transação suspeita, ela pode ser negada devido ao risco de fraude. Compras que não correspondem ao seu perfil de consumo levam a este tipo de situação, mesmo que haja limite disponível.

Por exemplo, se você possui o hábito de fazer apenas compras simples com o seu cartão de no máximo R$400,00 e em certo dia precisou comprar um bem de valor mais elevado, como R$2.000,00, poderá haver suspeita de fraude.

Todavia, essa é uma medida de segurança necessária e o cartão de crédito recusado poderá ser usado novamente. Para isso, basta informar à administradora que a transação é verdadeira e não envolve fraude.

Cartão de crédito vencido

Outro motivo simples que gera o cartão de crédito recusado é usá-lo após o vencimento. Na frente do plástico é possível observar a data de validade e caso você tente usar o cartão após o período estipulado, a transação não será aceita.

Em suma, isso pode ser resolvido de forma fácil: basta entrar em contato com a Central de Atendimento do seu cartão e informar sobre o acontecido. Certamente outro cartão será enviado até o seu endereço e você poderá voltar a comprar sem problemas.

Geralmente as administradoras enviam um novo cartão aos clientes sempre que a data de vencimento está próxima. Quando isso não acontece, pode ser devido mudança de endereço, extravio, entre outros motivos.

Compras internacionais

Se você for realizar uma viagem internacional, é preciso informar seu banco ou administradora primeiro. Só assim será possível efetuar compras no exterior sem ter o cartão de crédito recusado.

Em suma, você deve fazer este “desbloqueio” mesmo que o seu cartão seja de aceitação internacional. Essa é uma medida de segurança que evita fraudes e o uso indevido do seu cartão por terceiros.

Com o auxílio da tecnologia, hoje ficou muito mais fácil comunicar as administradoras dos cartões no caso de viagens internacionais. Isso porque muitas delas possuem seus próprios aplicativos e o desbloqueio pode ser feito rapidamente através deles.

Considerações finais

Ter o cartão de crédito recusado trata- se de algo muito desagradável e na maioria das vezes a solução do problema é muito simples. Isso ficou claro de acordo com o que foi dito posteriormente nesse post.

Em conclusão, é possível dizer que as situações de constrangimento geradas por este motivo podem ser evitadas na maioria das vezes. Para isso, basta que você tenha atenção sobre o seu limite, já que é possível acompanhá-lo facilmente através de apps ou Internet Banking.

Flavia Rozinholli

Graduada em Medicina Veterinária, apaixonada por escrita, linguagem e comunicação. Experiência em marketing digital e em redação publicitária para conteúdos de diversos assuntos.