Novidades

Como ganhar dinheiro na adolescência: Confira nossas dicas

por Flavia Rozinholli 27 de jul de 2022

Adquira renda extra mesmo sendo menor de idade

Se você deseja saber como ganhar dinheiro na adolescência, veio ao lugar certo, já que nesse post nós iremos abordar diversas dicas importantes para que os jovens possam conseguir uma remuneração a fim de planejar o seu futuro.

Anúncios



Atualmente existem várias formas legais de conseguir uma renda extra mensalmente mesmo sendo menor de idade, sendo que você pode escolher a opção que mais se adequa ao seu perfil e às suas intenções.

Se você tem interesse por este tipo de conteúdo e deseja acompanhar nossas dicas para conseguir ganhar dinheiro, continue acompanhando as informações que disponibilizamos logo a seguir.

Atue como Jovem Aprendiz

A nossa primeira dica de como ganhar dinheiro na adolescência é buscar um emprego como Jovem Aprendiz. Esse programa é voltado para pessoas com idade entre 14 e 24 anos que nunca trabalharam formalmente.

No momento, há muitas empresas parceiras que fazem a contratação para esse tipo específico de cargo, que envolve uma jornada de trabalho reduzida e também um processo de capacitação teórico-prático.

Anúncios



Quem consegue se tornar um Jovem Aprendiz receberá uma remuneração mensal justa e também poderá contar com benefícios trabalhistas diversos, que incluem vale alimentação, férias remuneradas, décimo terceiro salário, entre outros.

Busque oportunidades de estágio

O estágio é uma excelente forma de como ganhar dinheiro na adolescência, sendo uma estratégia para estudantes do ensino superior, ensino técnico ou ensino médio. Nessa modalidade, as empresas geralmente oferecem uma bolsa-auxílio.

Vale destacar que o estágio não envolve nenhum tipo de vínculo empregatício, então a empresa não será obrigada a conceder benefícios. Já em relação ao valor da bolsa-auxílio, esta sofre uma grande variação de uma região para outra.

Fazer estágio será algo muito positivo para os estudantes, já que além da remuneração, eles também irão adquirir conhecimentos muito importantes para o desenvolvimento da sua carreira profissional.

Anúncios



Dê aulas particulares

Se você possui grande conhecimento sobre uma matéria ou área específica, dar aulas particulares para pessoas que possuem dificuldades será uma ótima forma de como ganhar dinheiro na adolescência.

Caso tenha um nível avançado em espanhol ou inglês, por exemplo, será possível começar a oferecer tutorias particulares e cobrar certos valores por hora/aula, mas é importante se preparar para dar o seu melhor.

Para que seja possível repassar todo o seu conhecimento, é interessante que você estude um pouco a respeito de didática, sendo que na internet há inúmeros sites e plataformas que oferecem cursos ou dicas sobre o tema.

Criação ou artesanato

Se você domina algum tipo de arte criativa, essa será uma forma muito boa de como ganhar dinheiro na adolescência, já que os seus talentos podem gerar excelentes produtos a serem vendidos presencialmente ou de forma online.

Algumas alternativas que podemos citar é vender peças de tricô ou chochê, prestar serviços como fotógrafo, vender ilustrações exclusivas, prestar serviço de designer e vender produtos personalizados, como canecas e camisetas estampadas.

Em todos os casos é fundamental que você analise criteriosamente as possibilidades e também estude a precificação a ser colocada sobre os produtos, já que o valor deve ser condizente com a qualidade do item.

Seja freelancer

Com o desenvolvimento da tecnologia, hoje é possível conseguir oportunidades remuneradas através do mercado freelancer. Plataformas como o 99 Freelas e Workana foram moldadas especialmente para esse público, sendo muito interessante.

Para conseguir uma renda extra dessa forma, é necessário oferecer trabalhos como produtor de conteúdo digital, design, editor de vídeos, redator, assistente virtual, dentre várias outras opções.

Diversas plataformas desenvolvidas para freelancers não possuem empecilhos sobre a participação de menores de 18 anos, então é mais uma ótima forma de como ganhar dinheiro na adolescência.

Renda extra com games

Se você é um grande fã do mercado de games, essa alternativa de como ganhar dinheiro na adolescência pode ser utilizada a seu favor, já que este é um mercado amplo e que movimenta bilhões de reais anualmente.

Algumas opções envolvem ganhar dinheiro ao jogar profissionalmente ou até mesmo fazer lives da sua própria gameplay para ganhar dinheiro na Twitch, não sendo necessário ter as habilidades de um jogador profissional para conseguir êxito no processo.

Aqueles que são jogadores profissionais podem conseguir contratos milionários com empresas do ramo, porém, aqueles que possuem nível intermediário também podem encontrar oportunidades, embora o lucro seja menor.

Como ganhar dinheiro na adolescência: considerações finais

Agora que você já conferiu todas as nossas dicas de como ganhar dinheiro na adolescência, é importante destacar que todas elas se encontram dentro da legalidade das leis brasileiras.

No momento de escolher a melhor alternativa para você, sempre leve em conta as suas habilidades e também pense na carreira que deseja obter no futuro, já que as atividades exercidas podem ter grande influência sobre esse ponto.

Flavia Rozinholli

Graduada em Medicina Veterinária, apaixonada por escrita, linguagem e comunicação. Experiência em marketing digital e em redação publicitária para conteúdos de diversos assuntos.