Novidades

Como não cair no golpe do Pix agendado: Confira nossas dicas

por Flavia Rozinholli 1 de jul de 2022

Saiba como se prevenir e evitar prejuízos

O golpe do Pix agendado é a mais nova prática de criminosos realizada no Brasil e é muito importante que os cidadãos saibam como se prevenir para não levar nenhum tipo de prejuízo financeiro exacerbado.

Anúncios



O Pix é conhecido por ser o meio de pagamento mais prático e eficiente da atualidade, já que o serviço é gratuito e as transações são instantâneas, funcionando 24h por dia, todos os dias da semana.

Juntamente com as vantagens do serviço, começaram a surgir algumas desvantagens que são relacionadas principalmente à segurança. Se você quer saber como se prevenir, continue nos acompanhando.

Como o golpe do Pix agendado funciona?

Devido a ampla utilização do Pix, hoje a grande maioria das empresas e prestadores de serviço aceitam esta forma de pagamento dos seus clientes, já que o recebimento é rápido e ocorre via eletrônica.

No novo golpe, a pessoa agenda o pagamento via Pix para horas depois ou para o dia seguinte, e antes dessa data, faz o cancelamento da operação para que o dinheiro não chegue até os vendedores.

Anúncios



No golpe do Pix agendado, é possível até mesmo que os criminosos fraudem um comprovante de agendamento para encaminhá-lo para a vítima, que só irá descobrir que ficou no prejuízo ao verificar a sua conta bancária. 

Como se prevenir

Especialistas já estão divulgando orientações para que os vendedores de todos os tipos possam evitar o golpe do Pix agendado, que é uma fraude que pode acarretar em grandes prejuízos. Veja algumas dicas logo abaixo:

  • Sempre que receber uma notificação ou SMS, faça a leitura com muita atenção para verificar se o cliente não efetuou apenas o agendamento do Pix, confirmando que trata-se de um pagamento efetivo;
  • Como o agendamento não garante o pagamento, nunca aceite esse tipo de transação e só entregue o produto para o cliente após confirmar o pagamento;
  • Confira o seu extrato bancário com frequência para verificar e confirmar os pagamentos feitos via Pix;
  • A forma mais rápida de verificar se a transferência foi verdadeira é através do comprovante do Pix, mas como ele é muito semelhante ao comprovante de agendamento, é muito importante ter atenção;
  • Sempre verifique se o comprovante do Pix possui dados como Número de ID ou transação, data e hora, valor da transação, descrição da transação, informações do pagador e informações do destinatário.

Os golpes financeiros no Brasil

O Banco Central do Brasil realizou alterações no sistema de agendamento no início do ano devido a utilização inadequada deste recurso. Assim foi possível deixar claro que o agendamento não corresponde ao pagamento efetivo.

De janeiro a maio de 2022, soluções amplas de cibersegurança conseguiram bloquear mais de 3,4 milhões de crimes financeiros cibernéticos no Brasil, entre eles o golpe do Pix agendado.

Anúncios



Sendo assim, se torna cada vez mais importante que todos os vendedores e consumidores ampliem a sua atenção sobre os meios de pagamento utilizados, já que ainda existem muitos criminosos dispostos a adquirir o capital alheio.

Flavia Rozinholli

Graduada em Medicina Veterinária, apaixonada por escrita, linguagem e comunicação. Experiência em marketing digital e em redação publicitária para conteúdos de diversos assuntos.