Novidades

Como saber se o cartão de crédito foi aprovado? Saiba tudo sobre esse assunto

por Flavia Rozinholli 1 de ago de 2022

Acompanhe a sua proposta de forma simples

Se você deseja obter informações sobre como saber se o cartão de crédito foi aprovado, esse post irá ajudá-lo. Aqui abordaremos diversos pontos relevantes a respeito do assunto que acaba sendo uma dúvida comum entre os consumidores.

Anúncios



Os cartões de crédito se tornaram meios de pagamento indispensáveis para muitos, já que eles permitem o parcelamento de compras e ainda podem acompanhar benefícios diversos, mas para que a aprovação ocorra, os bancos realizam análises prévias.

O resultado dessa análise pode ser positivo ou negativo, sendo que o cliente deve se atentar aos canais de comunicação da instituição financeira para saber se o produto foi aprovado. Para saber tudo sobre o tema, continue a sua leitura.

Como funciona a análise das propostas

Hoje em dia é possível solicitar um cartão de crédito de diversas formas, seja por telefone, diretamente em uma agência ou através de sites e aplicativos dos bancos, e todas elas encaminharão os dados do interessado para uma análise.

Essa análise pode variar de uma instituição bancária para outra e ela é fundamental para que o risco de inadimplência seja estabelecido. Caso este risco seja alto, muito provavelmente o cartão de crédito não será liberado.

Anúncios



Como saber se o cartão de crédito foi aprovado é algo bastante simples na maioria dos casos, e quando se trata de cartões de crédito convencionais, é muito comum que o histórico de pagamento do interessado seja avaliado, incluindo dados como:

  • Pontuação de score de crédito;
  • Existência de inadimplência em bancos;
  • Pendências no SPC ou Serasa;
  • Entre outros.

Vale mencionar ainda que o prazo para análise geralmente é informado no decorrer da solicitação do produto, podendo ser entre 1 a 20 dias

Como saber se o cartão de crédito foi aprovado

Se você já encaminhou a sua proposta de contratação, neste tópico iremos abordar como saber se o cartão de crédito foi aprovado de 4 formas diferentes e será possível utilizar aquela que se adeque ao seu caso. Veja quais são elas a seguir:

Via SMS

O SMS é um meio bastante prático usado pelos bancos, de forma que o resultado da sua análise de crédito pode ser encaminhado através desse meio. Sendo assim, é muito importante que você informe o seu celular corretamente no momento da solicitação.

Anúncios



Via e-mail

Se a solicitação feita por você foi online pelos meios oficiais disponibilizados pelos bancos, muito provavelmente a resposta da análise será enviada para o seu e-mail, então não esqueça de conferir a caixa de entrada.

Caso a data limite passe e você ainda não recebeu um e-mail do banco, indicamos que verifique a caixa de spam ou lixo eletrônico. Vale mencionar aqui que e-mails informados incorretamente na solicitação podem impedir a aprovação do cartão.

Via telefone

Outra forma de como saber se o cartão de crédito foi aprovado é através do telefone, caso tenha utilizado este meio para fazer a solicitação. Trata-se de uma alternativa bastante prática, bastando ligar para os canais de atendimento do banco.

É muito provável que o seu CPF seja requisitado e a resposta da análise pode ser dada através de uma gravação simples, que informa se o pedido ainda está em análise, se foi aprovada ou recusada.

Via aplicativo

Se você solicitou um cartão de crédito de um banco digital, a melhor forma de acompanhar o status da análise é através do aplicativo oficial da empresa, que geralmente é gratuito e está disponível nas principais lojas de apps do mercado.

Basta então acessar a sua conta e encontrar o setor “análise” ou “acompanhe seu pedido” para saber todas as informações. Outra opção é conversar com um atendente através do chat que estará à sua disposição.

Considerações finais

Agora que você já conferiu como saber se o cartão de crédito foi aprovado, vamos ressaltar que em caso de qualquer problema durante o processo de solicitação ou consulta da análise, entre em contato com o banco imediatamente.

Dessa forma serão cedidas apenas informações concretas a respeito da análise e em alguns casos o banco irá informá-lo os motivos da recusa do pedido, caso o cartão de crédito tenha sido negado no seu caso.

Para aumentar as suas chances de conseguir a aprovação, recomendamos que sempre esteja em dia com as suas contas e resolva quaisquer pendências financeiras registradas em seu nome.

Por fim, vale destacar que os cartões de crédito dificilmente são liberados para o público negativado. Se este é o seu caso, busque por outras alternativas como cartão pré-pago ou de débito até que o seu nome possa ser limpo.

Flavia Rozinholli

Graduada em Medicina Veterinária, apaixonada por escrita, linguagem e comunicação. Experiência em marketing digital e em redação publicitária para conteúdos de diversos assuntos.