Novidades

Comprar uma casa financiada vale a pena? Entenda

por Flavia Rozinholli 21 de jun de 2022

Descubra se este negócio é uma opção para você

A aquisição do imóvel próprio é o maior sonho de milhões de pessoas, sendo que há diversas estratégias disponíveis no mercado para alcançar este feito e a compra da casa financiada é uma delas.

Anúncios



Saber se este tipo de negócio vale a pena é a primeira dúvida que surge quando o assunto negociação de imóveis e todos os detalhes devem ser avaliados pelos interessados, a fim de evitar arrependimentos posteriores.

A seguir você poderá saber tudo a respeito da compra de imóveis financiados e conhecer os momentos ideais para realizar este tipo de negócio, então continue acompanhando o conteúdo disponível abaixo.

Como funciona o financiamento de imóveis?

O financiamento de imóveis trata-se de um serviço oferecido na maioria das vezes por instituições financeiras tradicionais, onde o cliente paga um valor referente a entrada ao vendedor e depois adquire crédito no banco para pagar o restante.

Este crédito deverá então ser pago através de parcelas corrigidas e acrescidas de certas taxas de juros. Vale destacar que o imóvel ficará ligado ao banco até que a dívida seja paga por completo.

Anúncios



Caso o cliente deixe de pagar as parcelas corretamente, a casa financiada pode ser vendida ou leiloada pelo banco para que ele não fique no prejuízo, então é muito importante se organizar antes de contratar este tipo de serviço.

Quando comprar uma casa financiada?

Antes de optar por comprar uma casa financiada, é muito importante que você avalie a sua condição financeira e defina um valor para as parcelas. Depois disso, é preciso avaliar as seguintes situações para definir se esta opção valerá a pena:

  • Quando o valor está justo: como a compra de uma casa ou apartamento é uma aquisição cara, é importante fazer pesquisas amplas para encontrar oportunidades com valores realmente justos e que se adequam a sua condição financeira;
  • Quanto você pode dar de entrada: em todos os casos de financiamento, é preciso que o interessado dê uma entrada e quanto maior for esta, menores serão as parcelas posteriores;
  • Quando o imóvel tende a ser valorizado: no momento de escolher um imóvel para financiar, sempre analise se ele tende a ser valorizado com o decorrer do tempo, sendo que diversos fatores influenciam essa valorização;
  • Quando as taxas de juros estão vantajosas: as taxas de juros podem ser maiores ou menores dependendo da situação econômica do país, então tenha uma atenção especial sobre as taxas e tarifas.

Então, comprar ou não um imóvel financiado?

Com base nas informações cedidas no decorrer desse post, você pode conferir que comprar uma casa financiada deve ser uma atitude bem planejada, para que todo o procedimento ocorra de forma simples e que não gere dores de cabeça.

No geral, esta linha de crédito é uma excelente opção para todos aqueles que desejam adquirir um imóvel mas não possuem o valor total para fazer o pagamento à vista, sendo preciso apenas ter uma boa organização para realizar este sonho.

Anúncios



Caso você ainda tenha dúvidas se este procedimento vale a pena no seu caso em específico, entre em contato com a sua instituição financeira para saber mais detalhes sobre o serviço.

Flavia Rozinholli

Graduada em Medicina Veterinária, apaixonada por escrita, linguagem e comunicação. Experiência em marketing digital e em redação publicitária para conteúdos de diversos assuntos.