Quem está começando agora no universo dos investimentos deve buscar aprender alguns conceitos importantes, como é o caso da Ebitda. Este indicador é muito usado no mercado de ações como meio de avaliar o desempenho das empresas presentes na lista da bolsa de valores.
Assim, é possível que os acionistas encontrem o potencial de geração de caixa na atividade fim de determinadas companhias de capital aberto, além de auxiliar na compreensão do balanço financeiro da empresa e da capacidade que ela tem de se manter.
Como este indicador auxilia na visualização de diversos itens fundamentais no ramo do investimento, ele é muito utilizado por investidores de todos os níveis. Quer saber mais sobre este assunto? Então acompanhe o conteúdo que preparamos a seguir.
Ebitda: o que é?
A palavra Ebitda é uma sigla em inglês, que significa “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”, sendo que a tradução livre é “Lucros Antes de Juros, Impostos, Amortização e Depreciação”.
Esse indicador de lucro é um dos mais conhecidos e comentados entre os investidores, já que ele exclui todos aqueles custos que não estão diretamente relacionados à estrutura da empresa.
Em outras palavras, o seu cálculo deve ser feito para definir o lucro de uma companhia ou empresa, sem que haja o desconto de gastos com impostos, juros, perdas com amortização e depreciação.
Porque entender sobre o assunto
Além do lucro que uma companhia obtém através da venda se seus serviços e produtos, ela também recebe certo valor caso opte por investir o dinheiro disponível em caixa. Mas se ela depende de empréstimos para se manter, esse não será um bom indicativo.
Ambas situações mencionadas impactam diretamente sobre o lucro líquido da companhia em questão, seja ganhando mais dinheiro através de aplicações ou perdendo dinheiro com o pagamento de juros de empréstimos.
Então, o lucro líquido não mostra sozinho a realidade daquele time comercial e por este motivo é necessário utilizar a Ebitda para se ter uma noção melhor de como a empresa está caminhando e qual o capital gerado com a sua principal atividade.
Diferenças para o Ebit
Muitas pessoas confundem Ebitda e Ebit, mas esses termos representam dados diferentes dentro do setor de investimentos. O Ebit também é um termo em inglês que significa “Lucros Antes dos Juros e Impostos”.
Tal indicador visa mostrar o lucro líquido, os impostos e os juros de uma empresa, sem a amortização e sem a depreciação. Resumidamente, o Ebit mostra o lucro contábil que a empresa está conquistando através de sua atividade principal.
A diferença primordial deste termo para Ebitda é que neste segundo, há a exclusão das perdas com a amortização e depreciação. Então embora sejam coisas parecidas, há pontos distintos que devem ser analisados com atenção.
Como fazer o cálculo
Para calcular a Ebitda o investidor deve acessar o documento chamado “Demonstração de resultados de Exercício” que é liberado pelas empresas em sites específicos de relacionamentos.
Antes de calcular esse dado em específico, é necessário calcular o Ebit e para isso, basta pegar o valor do lucro operacional e subtrair as despesas operacionais, a receita líquida das vendas e os custos dos produtos.
Assim que um resultado for obtido, basta realizar a seguinte fórmula: Ebit + amortizações + depreciações. O valor gerado ao final desta conta simples será a Ebitda.