O Empréstimo Auxílio Brasil trata-se de uma nova modalidade de crédito consignado que deve ser ofertado por cerca de 17 instituições financeiras, onde o público alvo principal são os beneficiários do Auxílio Brasil.
Com base nessa novidade, milhões de famílias poderão contar com um empréstimo justo, onde as taxas aplicadas serão muito mais baixas do que outros tipos de empréstimos conhecidos do mercado, como o pessoal, por exemplo.
Muitas pessoas já estão ansiosas pela liberação oficial do novo serviço e você poderá conferir tudo o que se sabe sobre ele até agora com base nesse post, então continue a sua leitura para ficar por dentro.
Medida Provisória aprovada
O Empréstimo Auxílio Brasil foi devidamente elaborado e baseado na Medida Provisória número 1.106, que foi oficialmente aprovada no Plenário do Senado Federal no dia 07/07 e então encaminhada para sanção presidencial, que aconteceu no dia 04/08.
Embora os principais trâmites já tenham acontecido, este empréstimo consignado voltado para beneficiários do Auxílio Brasil ainda precisa passar por certas regulamentações do governo a fim de ser disponibilizado às famílias.
A previsão é que todas essas novas edições e normas sejam concluídas para publicação logo no início de setembro, sendo que o Ministério da Cidadania terá um papel importante durante todo este processo.
Bancos participantes
Há algum tempo, o Ministério da Cidadania chegou a divulgar que cerca de 17 instituições financeiras demonstraram interesse em fazer a concessão do Empréstimo Auxílio Brasil para os interessados.
Esse dado é bastante positivo, mas diversos grandes bancos privados não deverão participar da iniciativa, o que acaba demonstrando um desinteresse significativo do mercado financeiro com os benefícios desse novo programa.
Vale mencionar ainda que um dos principais objetivos da iniciativa é liberar uma modalidade de crédito compatível com a realidade dos brasileiros socialmente vulneráveis, sendo uma forma de levar autonomia a este público.
Quando o Empréstimo Auxílio Brasil deve ser liberado
Nesse mês de agosto, o ministro da Cidadania disse que o empréstimo consignado voltado para as famílias do Auxílio Brasil deve começar a ser liberado no mês de setembro, mas a data exata ainda não foi estabelecida.
É interessante mencionar que uma previsão mais concreta da liberação será anunciada assim que o desconto direto da fonte for autorizado, já que o pagamento do empréstimo ocorrerá com base em desconto direto do benefício.
Esse novo empréstimo valerá a pena?
Diversos especialistas no assunto avaliaram a proposta do Empréstimo Auxílio Brasil e vários deles afirmam que o serviço é uma alternativa muito perigosa, já que ela pode aumentar o número de inadimplentes entre a população mais vulnerável do país.
Além disso, certas pesquisas mostram que as parcelas do Auxílio Brasil são voltadas principalmente para gastos básicos de sobrevivência, e como o empréstimo comprometerá até 40% do benefício, os riscos são diversos.
Apesar de tudo isso, o próprio ministro da Cidadania diz que a modalidade visa garantir acesso a um crédito justo e formal, com menos burocracia e mais segurança a todos os brasileiros.