Novidades

Entenda qual a importância da educação financeira na vida do cidadão

por Flavia Rozinholli 10 de ago de 2022

Melhore sua qualidade de vida com a educação financeira

A importância da educação financeira na vida do cidadão é um assunto atual que vêm sendo comentados com constância na sociedade, pois essa é uma forma de gerar pessoas conscientes em relação a usar dinheiro com sabedoria.

Anúncios



Através de uma boa educação financeira, os cidadãos podem ter uma vida com capital devidamente distribuído, o que contribui inclusive para a redução do número de negativados presentes no país.

Se você deseja saber mais informações sobre este assunto e entender a real importância da educação financeira na sua vida, continue acompanhando o texto que disponibilizamos logo a seguir.

O que é educação financeira

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) define o conceito de educação financeira como um processo através do qual investidores financeiros e consumidores aprimoram a sua compreensão sobre termos, produtos e riscos financeiros.

Com base nas informações obtidas fica fácil visualizar a importância da educação financeira na vida do cidadão, já que através delas é possível tomar ações mais conscientes e que podem melhorar as suas condições financeiras.

Anúncios



De forma resumida, a educação financeira é composta por um conjunto de estratégias e aconselhamentos que auxiliam no momento de utilizar o dinheiro de uma forma mais saudável, o que acaba promovendo o progresso dos cidadãos.

Confira qual a importância da educação financeira na vida do cidadão

Diversos países abordam a educação financeira como um tema fundamental e em diversos locais do mundo o assunto é tratado em sala de aula, o que ainda não é uma realidade no país em que vivemos.

Para que você possa entender melhor qual a importância da educação financeira na vida do cidadão preparamos alguns tópicos específicos, os quais você pode conferir logo a seguir:

Evitar restrições no CPF e inadimplência

Quem possui uma educação financeira de qualidade compreende que quitar as dívidas nas datas corretas é algo de suma importância, já que este feito evita que sejam impostas restrições sobre o seu CPF e que o nome conste em órgãos de proteção ao crédito.

Anúncios



Vale mencionar aqui que ter esse tipo de restrição impede que a pessoa usufrua de uma série de serviços financeiros, como cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, entre outros, o que acaba sendo um ponto muito negativo.

Uso de capital de forma consciente

É muito comum hoje em dia que as pessoas recebam um bom salário, mas ainda continuam tendo dívidas e passando por dificuldades. Isso acontece muitas vezes porque o dinheiro ganho é gasto em coisas que não são essenciais.

O mau uso do capital pode afetar diretamente a vida dos cidadãos, então os conhecimentos proporcionados pela educação financeira contribuem para com que os rendimentos sejam gastos de forma consciente.

Contribui para a melhoria da qualidade de vida

Saber utilizar o dinheiro recebido corretamente tem um impacto significativo sobre a melhora da qualidade de vida dos cidadãos, já que a educação financeira contribui para que os cidadãos estabeleçam e alcancem metas mais amplas.

A importância da educação financeira na vida do cidadão é muito grande, de forma que a mudança de certos hábitos na rotina podem levar as pessoas a terem uma real qualidade de vida, sempre gastando com consciência.

Ter mais controle sobre os gastos

Ao manter um bom controle sobre os gastos, os cidadãos podem fazer planejamentos a curto, médio e longo prazo, o que contribui para a aquisição de novos bens e para a concretização de objetivos financeiros.

Com base na educação financeira é possível estabelecer estratégias inteligentes de gastos e os recursos adquiridos podem ser usados da melhor forma, o que evita o desperdício de capital que acaba sendo muito prejudicial em várias situações.

Melhores resultados nos investimentos

A importância da educação financeira na vida do cidadão também é enorme quando se trata do universo dos investimentos, já que para se dar bem neste mercado é preciso conhecê-lo a fundo.

Certos assuntos como riscos das aplicações, tipo de investimentos e expectativas de retorno possuem diversas particularidades, então quem tem uma boa educação financeira sabe onde investir o seu capital.

Como adquirir uma boa educação financeira

Conforme mencionamos, a educação financeira ainda não é um assunto pautado com intensidade dentro das escolas brasileiras, o que é algo muito negativo, ao considerar que ocorre a formação de jovens leigos no assunto.

Agora que você já conhece a importância da educação financeira na vida do cidadão, talvez tenha se interessado em adquirir as habilidades necessárias para gastar de forma consciente a fim de ter uma melhor qualidade de vida.

Recomendamos então a realização de um curso sobre educação financeira, sendo que este pode ser encontrado em diversas instituições de ensino. Além disso, é possível encontrar diversas dicas online que podem ser muito proveitosas.

Flavia Rozinholli

Graduada em Medicina Veterinária, apaixonada por escrita, linguagem e comunicação. Experiência em marketing digital e em redação publicitária para conteúdos de diversos assuntos.