Para fazer a declaração do Imposto de Renda 2022 é necessário ter em mãos diversos documentos específicos. Como estes devem ser entregues no início de março, é bom já ir se preparando para não esquecer de nada.
Quem realiza a declaração do Imposto de Renda logo no início do prazo determinado, tem maiores chances de receber a restituição mais cedo, o que pode ser muito vantajoso em alguns casos.
O programa oficial voltado para o preenchimento da declaração deve ser lançado pela Receita Federal ainda no final de fevereiro. Se você quer saber informações detalhadas sobre os documentos necessários em 2022, acompanhe o conteúdo que preparamos.
Detalhes sobre a declaração do Imposto de Renda 2022
O Imposto de Renda se trata de um tributo federal sobre a renda dos cidadãos. Ele permite que o Governo acompanhe a sua evolução patrimonial através de uma declaração específica que deve ser feita anualmente conforme as regras.
É importante destacar, que fazer a declaração não é obrigatório para todas as pessoas, ou seja, elas devem pertencer a grupos específicos. Uma grande vantagem sobre esse tributo é a restituição do Imposto de Renda.
A declaração do Imposto de Renda 2022 é de suma importância para que ocorra a arrecadação de valores que serão destinados à educação, saúde e a programas de transferência de renda como o “Auxílio Brasil” e o “Fome Zero”.
Documentos necessários para o IRPF 2022
Abaixo listamos os documentos necessários para a declaração do Imposto de Renda 2022. Vale destacar que os papéis devem ser guardados por no mínimo 5 anos, pois caso a Receita Federal requisite comprovação, você poderá comprovar a veracidade dos dados.
CPF de dependentes
- Aqueles que apresentarem dependentes em sua declaração serão obrigados a informar o CPF de todos eles, inclusive de crianças. Caso algum deles ainda não possua o documento, basta solicitá-lo em um dos locais destinados para este fim.
Informe de rendimento de corretoras e bancos
- O informe de rendimento de corretoras e bancos deve mostrar as operações e as posições financeiras de todo o ano de 2021, incluindo valores depositados em conta e valores investidos em certos produtos financeiros e seus rendimentos.
Informe de rendimento das empresas
- Os informes de rendimento de 2022 devem ser enviados por empresas, corretoras e bancos até o dia 18 de fevereiro através do aplicativo dos Correios ou por e-mail.
Extrato do INSS
- Aqueles que recebem benefícios do INSS, com enfoque nos aposentados, devem emitir o extrato do INSS. Este documento pode ser facilmente adquirido através do Portal Meu INSS ou através de uma agência física do INSS.
Recibos de dentistas, médicos e educação
- As suas despesas com dentistas, médicos e outros serviços que envolvem a área da saúde devem estar presentes na declaração do Imposto de Renda 2022, então separe todas as notas, recibos boletos ou notas fiscais referentes ao ano passado;
- A dedução também pode ser feita por despesas com escolas do Ensino Fundamental, Médio, Superior, Pós-graduação e técnico. Neste caso, separe todos os boletos ou recibos de pagamento que devem possuir o nome do aluno e CNPJ da instituição de ensino.
Comprovantes de venda e compra de bens
- Aqueles que compraram um imóvel, carro ou qualquer outro bem em 2021 devem possuir contrato, nota fiscal, escritura ou recibo. No caso de financiamento, também é importante ter o número do contrato e o nome do banco.