A inflação é um dos maiores inimigos dos investidores, já que ela desvaloriza o dinheiro no passar do tempo e tudo se torna ainda mais preocupante em meio a crises econômicas, sendo necessário criar estratégias para proteger o capital.
Segundo diversos especialistas nessa área, as ações são uma excelente forma de investimento e se mostram uma ótima opção quando o assunto é manter o dinheiro protegido da volatilidade do mercado financeiro atual.
A seguir você poderá entender melhor sobre este assunto e conhecer outras formas de proteger o seu dinheiro da desvalorização, então continue acompanhando o conteúdo informativo que preparamos.
Investimentos relacionados à inflação
Uma das melhores dicas para fazer com que o dinheiro poupado acompanhe a variação da inflação é realizar investimentos que tenham esses índices como referência, sendo que um exemplo bastante conhecido é o Tesouro Direto Pós-fixado.
Hoje o próprio Tesouro Nacional oferece investimento em renda fixa, que são diretamente atrelados à Taxa Selic. Dessa forma, ao término dos períodos de investimentos, será possível receber toda a variação do período acrescido de uma taxa específica.
De uma forma geral, a renda fixa é considerada uma excelente oportunidade de diversificar a carteira de investimentos, mas é preciso utilizá-la de forma correta até o vencimento, caso contrário, não haverá garantia de proteção do valor.
Investimento em empresas
Ações de empresas amplas e fundos imobiliários são muito importantes dentro de uma carteira de investimentos, já que ela se torna mais diversificada. Dessa forma, o investidor pode ganhar com a valorização dos papéis e proventos recebidos.
Ainda em relação aos papéis, estes geralmente acompanham os fundamentos, principalmente os lucros crescentes e constantes, geração de caixa, dívida controlada e qualidade dos produtos e imóveis dos fundos imobiliários.
Com uma carteira diversificada que conta com fundos imobiliários e ações de empresas tenderá a se valorizar acima da inflação, mas o investidor deve se arriscar para ficar o maior tempo possível exposto aos bons investimentos.
O papel do Dólar
Se o seu objetivo é proteger o capital da inflação, uma das melhores alternativas será realizar investimentos em dólar ou fundos cambiais. Isso porque períodos inflacionários acabam desvalorizando a moeda nacional e valorizando moedas estrangeiras.
No caso dos fundos cambiais, sempre tenha atenção sobre as performances cobradas e sobre as taxas de administração, já que se estas forem muito elevadas, o investimento não valerá à pena.
No demais, a chave para que esta alternativa dê certo é fazer pesquisas amplas no mercado a fim de identificar as melhores oportunidades disponíveis no mercado internacional, de forma que o seu dinheiro ficará devidamente protegido.
Aplicação em imóveis físicos
Os investidores brasileiros sempre tiveram uma preferência por investir em imóveis físicos para gerar rendas informais como aluguel, mas esta possui alguns riscos que precisam ser avaliados, como a desvalorização, por exemplo.
Sendo assim, especialistas recomendam que os investimentos em imóveis físicos sejam feitos com cautela e não sejam a única forma do investidor de se proteger contra a inflação, já que se trata de um mercado com riscos variados.