Novidades

Investimento em bitcoin: Entenda tudo sobre o assunto

por Flavia Rozinholli 7 de fev de 2022

Se você está pensando em fazer um investimento, entenda como funciona o bitcoin!

O investimento em bitcoin é um dos principais assuntos da atualidade, já que a evolução do valor desta moeda digital chama a atenção de diversas pessoas que acreditam na possibilidade de ter retornos relevantes e positivos com ela.

Anúncios



O investimento com a moeda digital começou a se popularizar no Brasil por volta de 2013, havendo um mercado de ganhos amplamente lucrativos entre 2014 e 2015, o que atraiu ainda mais interessados para este tipo de negócio.

Como há possibilidade de altos ganhos e de transacionar dinheiro facilmente, o bitcoin se tornou uma das maiores revoluções do mercado financeiro mundial. Com base neste post você entenderá o que é o bitcoin e saberá tudo a respeito de investimentos com ele.

Como funciona o bitcoin

Conforme brevemente mencionado anteriormente, o bitcoin se trata de uma moeda digital, muitos também o conhecem como criptomoeda. A criação desta nova moeda representou o surgimento de um novo meio de pagamento digital e descentralizado.

O principal diferencial é que tal sistema pode ser gerenciado pelos próprios usuários, não havendo intermediador como instituições financeiras. Sendo assim, as transações efetuadas com bitcoins podem ser feitas de forma online e não precisarão passar por um banco.

Anúncios



Apesar das grandes proporções alcançadas por esta moeda virtual, este ainda é um mercado pouco desbravado de forma que investimento em bitcoin pode ser algo arriscado para aqueles que não possuem bons conhecimentos a respeito do assunto.

O que é investimento em bitcoin

O bitcoin vem sendo a principal alternativa para aqueles que desejam fazer operações de forma simplificada. Seu surgimento ocorreu em 2009 e desde então podemos acompanhar a revolução do mercado financeiro em diversos sentidos.

Cada bitcoin pode ser comparado com um arquivo de computador devidamente armazenado em uma “estante virtual”. Dessa forma, é possível fazer o envio de tal moeda digital para qualquer usuário da mesma plataforma.

O Brasil é um dos principais países no quesito investimento em bitcoin e tal transação se popularizou já há algum tempo, principalmente por conta da possibilidade de adquirir altos ganhos e transacionar dinheiro facilmente.

Anúncios



Particularidades a respeito deste tipo de investimento

Por se tratar de um tipo de moeda, o bitcoin também segue algumas especificidades destinadas a moedas comuns, como por exemplo, a variação em câmbio. É neste tipo de oscilações de preço que os interessados veem oportunidades para especular ou investir.

Este tipo de criptomoeda se encontra diretamente relacionada com a lei da oferta e procura, já que não são submetidas a regras de um país específico e não sofrem tentativas de influência a partir de políticas econômicas.

Muitas pessoas optam por investimento em bitcoin devido a maior liberdade proporcionada em relação ao câmbio e tal moeda vem sofrendo um aumento significativo na cotação, o que atrai ainda mais interessados.

Quais são os riscos envolvidos

Antes de realizar um investimento em bitcoin é muito importante que você avalie seu perfil de investidor e defina com clareza os seus objetivos. Também é fundamental que você conheça e entenda os riscos diretamente envolvidos.

Um dos principais riscos envolvidos neste tipo de investimento está relacionado com a volatilidade da moeda. O câmbio é um dos indicadores mais imprevisíveis do mercado financeiro, principalmente quando o mesmo está relacionado às criptomoedas.

Sendo assim, aqueles que desejam fazer este tipo de investimento com bitcoins, devem estar cientes de que elas são consideradas ativos de maior risco. Sendo assim, será indicado para investidores que queiram aproveitar oportunidades neste tipo de oscilações de preço.

Como fazer investimento em bitcoin

Se você possui o tipo de perfil mencionado e tem maior tolerância ao risco, o investimento em bitcoin deve ser levado em consideração. Para efetuar tal procedimento, é muito importante selecionar uma instituição sólida e confiável.

Isto é necessário porque este tipo de investimento demanda cuidado extra, já que existem criminosos e empresas aplicando golpes diariamente. Outro cuidado fundamental está relacionado diretamente com o armazenamento da moeda.

 A grande maioria dos investimentos realizados com bitcoins são efetuados por meio de empresas denominadas exchanges. Estas terão como função principal mediar a relação entre compradores e vendedores da moeda.

Fundos de investimentos

Outra opção disponível no mercado que reduz o risco do investimento em bitcoin são os fundos e investimentos. Estes estão devidamente regulamentados no Brasil e oferecerão uma segurança amplamente institucional.

Um exemplo é o fundo de investimento oferecido no BTG Pactual que foi lançado em 2019. Através deste, os interessados poderão fazer os investimentos de forma regulamentada, já que a empresa segue as regras definidas pela CVM.

Todos os recursos que forem investidos através destes fundos, serão aportados em investimentos indiretamente ligados aos criptoativos negociados no exterior. Sendo assim, o investidor poderá contar com uma segurança muito mais concreta.

Para finalizarmos este assunto, fazer investimento em bitcoin é um fato financeiro que vale a pena dependendo do conhecimento do investidor. Caso você queira ingressar agora neste novo mundo, procure empresas confiáveis, conforme mencionado.

Flavia Rozinholli

Graduada em Medicina Veterinária, apaixonada por escrita, linguagem e comunicação. Experiência em marketing digital e em redação publicitária para conteúdos de diversos assuntos.