Novidades

IPVA 2022: Perdeu a data de pagamento? Saiba o que fazer

por Flavia Rozinholli 25 de fev de 2022

Regularize a situação e fique tranquilo

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores é cobrado anualmente por todos os governos estaduais. Se você perdeu a data de pagamento do IPVA 2022, algumas consequências serão implicadas, mas é possível regularizar a situação.

Anúncios



A arrecadação do IPVA é algo importante em nosso país, já que 20% dos recolhimentos vão para o Fundeb e os 80% restantes são divididos entre o município de registro do veículo e o próprio Estado.

A consulta deste imposto pode ser feita rapidamente através do site oficial da Secretaria da Fazenda do seu estado. A seguir você saberá com detalhes quais são as consequências em atrasar o pagamento do IPVA e como resolver a situação caso isso venha a acontecer.

Consequências de atrasar o pagamento do IPVA 2022

Caso essa situação venha a acontecer com você, o veículo não poderá ser apreendido, mas isso pode ocorrer quando o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) não for emitido dentro do prazo.

Para ter acesso ao CRLV, os condutores devem primeiramente, quitar o IPVA. Sendo assim, se o seu veículo for parado em uma blitz e for constatado que o CRLV 2022 não foi emitido, serão descontados 7 pontos da sua carteira além da cobrança de uma multa de R$293,47.

Anúncios



Sendo assim, deixar de pagar o IPVA 2022 irá indiretamente causar uma situação onde o veículo poderá ser apreendido. Então como você pode ver, as consequências não são muito agradáveis e é bom evitar essa situação a todo custo.

Como regularizar a situação

Se você está com o IPVA 2022 atrasado, o recomendado é que realize uma consulta para saber o valor exato do débito. Para isso, basta acessar o site oficial do Detran ou da Secretaria Estadual da Fazenda.

Através dessas mesmas plataformas, você poderá emitir uma guia de pagamento do imposto em atraso e é possível efetuar o pagamento de forma à vista ou parcelada. No caso da última opção, é concedido até 9% de desconto sobre o valor total.

As regras em relação ao pagamento do IPVA em atraso podem variar um pouco de acordo com o estado. No caso de São Paulo, se o atraso for de até 90 dias, será possível pagar o boleto em redes bancárias ao informar o Renavam. 

Anúncios



Caso você já tenha sido inscrito na dívida ativa, só será possível resolver a situação através da Procuradoria Geral do Estado.

Considerações finais

Como o IPVA é uma conta que deve ser paga todo início de ano, há uma ampla recomendação de que os condutores se organizem para o pagamento da mesma, pois assim é possível evitar as consequências do atraso que incluem juros abusivos.

Se você estiver passando por essa situação, tente proceder para a regularização da mesma o mais breve possível, pois assim será possível emitir sua CRLV para eliminar os riscos de receber multa e ter o veículo apreendido.
Esperamos que o conteúdo sobre atraso do IPVA 2022 aqui disponibilizado tenha lhe ajudado e em caso de maiores dúvidas, entre em contato diretamente com o Detran da sua região.

Flavia Rozinholli

Graduada em Medicina Veterinária, apaixonada por escrita, linguagem e comunicação. Experiência em marketing digital e em redação publicitária para conteúdos de diversos assuntos.