Novidades

IPVA 2022: Saiba como consultar o valor do imposto pelo seu banco

por Flavia Rozinholli 7 de fev de 2022

Veja todos os detalhes do IPVA 2022!

O IPVA 2022 já está disponível para consulta em todo o Brasil, sendo que os proprietários de veículos do estado de São Paulo têm a opção de verificar o valor do documento através das redes bancárias.

Anúncios



O calendário começa hoje segunda-feira, dia 10, onde os interessados podem efetuar o pagamento à vista para receber 9% de desconto. Em comparação ao ano passado, o tributo em questão foi reduzido e varia entre R$14,92 a R$527 mil.

Com base nesse post você saberá todos os detalhes sobre a consulta do IPVA através de instituições bancárias e também poderá conferir como irão funcionar os descontos, então, continue acompanhando nosso artigo.

Sobre os descontos

Neste ano, todos os proprietários de veículos usados podem optar por quitar o IPVA 2022 com antecedência e receberão 9% de desconto sobre o valor total (válido para o mês de janeiro), o que é considerado uma excelente oportunidade de economia.

Caso o contribuinte resolva pagar este tributo em fevereiro ou parcelar o valor total, o desconto será reduzido para 5%. Vale destacar que o calendário de pagamento varia conforme o final da placa dos veículos.

Anúncios



Já no caso de proprietários de veículos zero km, o desconto oferecido permanece sendo de 3% para pagamentos feitos até o quinto dia da emissão da nota fiscal oficial. Agora, caso opte pelo parcelamento do imposto, não haverá desconto.

Onde fazer a consulta do IPVA 2022

Todos os motoristas devem efetuar a consulta do IPVA para saber com exatidão o valor a ser pago. Isso é possível através de terminais de autoatendimento, pelos apps oficiais dos bancos ou através do Internet Banking.

Nos casos mencionados acima, será necessário informar o Renavam do veículo e em apenas alguns minutos a consulta já será disponibilizada. No caso, de dúvidas sobre este processo, entre em contato com o seu banco.

Caso prefira, também é possível consultar o IPVA gratuitamente através do portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento. Neste caso, será necessário informar a placa do veículo além do Renavam.

Anúncios



Licenciamento antecipado

A Secretaria da Fazenda e Planejamento também destacou que os interessados também poderão optar por fazer o licenciamento antecipado e fazer o pagamento independentemente dos números finais das placas dos veículos.

Para tal, será preciso quitar juntamente todos os demais débitos que recaiam sobre o veículo em questão, incluindo o IPVA 2022 e multas de trânsito de for o caso, então busque se informar sobre o assunto.

Para ter acesso a demais informações sobre o licenciamento antecipado, os proprietários de veículos devem entrar em contato com a Secretaria através dos telefones 0800-017-0110, (11)2450-6810 ou pelo canal Fale Conosco disponível no site.

Onde pagar o IPVA

O primeiro passo para ficar em dia com o IPVA 2022 consiste em fazer a consulta do valor do imposto através dos canais mencionados. Caso queira consultar o calendário completo de vencimento, basta acessar o site oficial da Secretaria.

Agora, para fazer o pagamento, basta buscar uma rede bancária credenciada, comparecer até uma casa lotérica ou buscar uma das empresas devidamente credenciadas a receber o tributo através de cartões de crédito.

Flavia Rozinholli

Graduada em Medicina Veterinária, apaixonada por escrita, linguagem e comunicação. Experiência em marketing digital e em redação publicitária para conteúdos de diversos assuntos.