Novidades

O que acontece se estourar o limite do cartão? Entenda

por Flavia Rozinholli 15 de set de 2022

Muitas pessoas não sabem o que acontece se estourar o limite do cartão de crédito e se você tem dúvidas quanto a este assunto, o conteúdo que disponibilizamos através deste post irá ajudá-lo.

Anúncios



O cartão de crédito é um dos produtos financeiros de maior sucesso do mercado, sendo que muitas pessoas almejam adquirir o seu, mas para não acabar se endividando, é importante saber com detalhes como ele funciona.

Todos os cartões de crédito são emitidos com um limite específico, e caso este seja excedido, algumas consequências serão geradas. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue nos acompanhando.

O que é e como funciona o limite do cartão

Antes de falarmos o que acontece se estourar o limite do cartão, é fundamental que você entenda como o limite funciona. Ele se trata de um valor específico que o banco libera para que o cliente faça as compras no crédito.

o que acontece se estourar o limite do cartão
O que acontece se estourar o limite do cartão?

Geralmente o limite é estabelecido com base na sua comprovação de renda e também no perfil de bom pagador do cliente, que pode ser avaliado quando a pontuação de score é conferida em órgãos de proteção ao crédito.

Anúncios



Você pode saber o valor do seu limite geralmente através de aplicativos específicos. Para que o mesmo seja liberado novamente, basta que a fatura mensal seja paga em seu valor integral, preferencialmente antes do vencimento para evitar taxas.

O que acontece se estourar o limite do cartão?

Agora vamos falar com detalhes o que acontece se estourar o limite do cartão, já que muitas vezes este fato só é notado quando o banco envia notificações através de apps ou faz uma cobrança adicional na fatura.

Estourar o limite do cartão quer dizer que todo o limite disponível para compras foi gasto, sendo assim, você não terá mais valor algum a disposição para fazer novos pagamentos, o que pode ser algo negativo em muitas situações.

Em certos casos, se a compra feita for maior que o seu limite, esta será recusada. Porém, em algumas situações é possível que a aprovação ocorra, mas serão implicadas taxas específicas que serão cobradas diretamente na fatura.

Anúncios



Quando é possível ultrapassar o limite do cartão

Como você pode conferir, é sim possível exceder o limite do cartão de crédito, mas apenas em casos onde o cliente autorizou a avaliação emergencial de crédito, que é um serviço disponibilizado pelas instituições financeiras.

Alguns locais pré-aprovam essa avaliação emergencial de crédito, que serve justamente para amparar o cliente caso o mesmo ultrapasse o limite do seu cartão de crédito, mas taxas de juros serão cobradas.

O que acontece se estourar o limite do cartão é relacionado principalmente com essas taxas, que muitas vezes podem ser elevadas e acarretar em cobranças exacerbadas no final do mês.

Como escolher o cartão de crédito ideal?

Para evitar qualquer esse tipo de situação, o primeiro passo para prosseguir em dia com as suas finanças é escolher o cartão de crédito que seja ideal para o seu perfil de consumidor, pois assim é possível ter um controle maior dos gastos.

Como há muitas opções disponíveis para contratação no mercado, é preciso fazer uma busca ampla para selecionar o ideal, que pode ser livre de anuidade e ainda acompanhar um aplicativo para controle de compras.

Conforme citamos, o que acontece se estourar o limite do cartão tem relação direta com taxas de juros, então é interessante conferir detalhes sobre a avaliação emergencial de crédito antes de contratar o produto oficialmente.

Como evitar o estouro de limite do cartão

Se você deseja evitar o que acontece se estourar o limite do cartão para não ter de arcar com taxas abusivas, a nossa dica principal é sempre ter atenção para com o limite disponível para ser utilizado, seja através do site do banco ou dos aplicativos.

Caso se encontre em uma situação onde o limite total esteja sendo usado com frequência, o interessante será entrar em contato com a sua instituição financeira para solicitar aumento de limite, mas este deve condizer com a sua renda mensal.

Se você já solicitou este aumento de limite mas o procedimento não foi aprovado, é interessante que trabalhe para ter uma pontuação de score melhor. Para isso, pague todas as suas contas e faturas em dia, além de manter os dados cadastrais sempre atualizados.

Gostou do nosso artigo? Saiba também como aumentar o limite do cartão de crédito Nubank!

Flavia Rozinholli

Graduada em Medicina Veterinária, apaixonada por escrita, linguagem e comunicação. Experiência em marketing digital e em redação publicitária para conteúdos de diversos assuntos.