Novidades

O que é BRL? Entenda o Que Significa Essa Sigla Que Aparece na Fatura do Cartão

por Flavia Rozinholli 8 de out de 2022

Você sabe o que é BRL? Esta é uma sigla convencionalmente presente em faturas de cartão de crédito quando o titular deste produto realiza compras internacionais, se tratando de uma projeção do valor da moeda do nosso país (Real).

Anúncios



É muito comum que sites online exibam esta sigla de forma que muitos consumidores acabam se confundindo e por este motivo, é muito importante que você saiba o seu significado e como funciona esta estimativa.

O objetivo do BRL é ser uma padronização internacional para o reconhecimento de moedas locais uma vez que a globalização leva ao aumento das trocas de moedas internacionais. Para entender melhor o assunto, prossiga com a sua leitura.

O que é BRL?

Embora o BRL seja uma projeção do real, ele não diz respeito diretamente a esta moeda, já que cada plataforma pode utilizar um tipo de cotação para estimar o valor de produtos em reais, porém, tal estimativa nem sempre é compatível com a usada pelas operadoras e bancos.

Quando você utiliza o seu cartão de crédito em um local, a compra pode levar até 7 dias para ser processada e só após este período será possível saber com exatidão o valor que foi pago pelo produto em questão.

Anúncios



No Brasil, os bancos e operadoras utilizam sempre o valor do dólar referente ao dia do processamento das compras no momento de converter os gastos realizados no exterior, assim o cliente não fica tão exposto às variações deste mercado.

Evitando confusões

Agora que você sabe o que é BRL entenda como evitar confusões no momento de fazer suas compras internacionais, já que esta sigla é utilizada especialmente para representar a moeda nacional em plataformas do exterior.

Uma grande dica que irá ajudá-lo a não ser prejudicado, é realizar as suas compras internacionais com a moeda original do item de seu interesse, assim ficará mais fácil conferir os valores presentes nas faturas e evitar surpresas desagradáveis.

Em outras palavras, opte sempre por visualizar o valor fixo da mercadoria na moeda estrangeira ao invés de visualizar apenas o BRL, e sempre se mantenha atento porque algumas plataformas fazem este tipo de conversão automaticamente.

Anúncios



Outros tipos de cobranças internacionais que podem constar na fatura

Além do o que é BRL, você também pode encontrar outros tipos de itens em sua fatura do cartão que se referem a compras internacionais. Os dois mais conhecidos pelos consumidores são:

o que é BRL
O-que-é-BRL
  • Taxas de operação: são cobradas pelas operadoras ou bancos para cobrir determinados custos adicionais que são gerados pelas transações internacionais;
  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF): se trata de um imposto obrigatório cobrado pelo próprio Governo. No momento, o IOF para compras internacionais no cartão de crédito é de 6,38%.

Afinal, qual a utilidade da sigla BRL?

A sigla BRL é extremamente útil no momento de identificar as moedas nacionais no sistema de câmbio, com isso, quando ocorre a conversão de reais para dólares as duas siglas que estarão visíveis serão o USD e BRL.

Utilizando o BRL fica muito mais fácil identificar uma moeda estrangeira no momento da cotação de câmbio ou até mesmo a troca de moedas se for algo necessário.

Outra forma de utilizar a sigla é no momento de realizar alguma compra internacional, por isso quando entrar em um site internacional por exemplo, é com a sigla BRL que o valor em reais será indicado.

O que é BRL: por que é diferente do real?

O BRL acaba sendo um pouco diferente porque cada site costuma usar uma cotação específica no momento de estimar o preço de determinado produto em real, porém vale ressaltar que nem sempre essa estimativa bate com a cotação utilizada por operadoras e bancos, como já foi brevemente mencionado.

Assim que o cliente utilizar o seu cartão de crédito para fazer uma compra, os estabelecimentos tem 7 dias para processar a compra e só depois será possível saber o real preço pago pelo produto.

Código monetário de algumas outras moedas

  • EUR: Euro
  • Dólar Americano: USD
  • Rúpia indiana: INR
  • Libra Esterlina: GBP
  • Dólar Canadense: CAD
  • Iene Japonês: JPY
  • Franco Suiço: CHF

Flavia Rozinholli

Graduada em Medicina Veterinária, apaixonada por escrita, linguagem e comunicação. Experiência em marketing digital e em redação publicitária para conteúdos de diversos assuntos.