Novidades

PIX lança novidade para movimentar o Auxílio Emergencial e usar o Qr Code

por Flavia Rozinholli 19 de ago de 2021

O banco central anunciou na última semana duas atualizações que serão feitas no PIX. De acordo com informações, além de conseguir movimentar o seu auxílio emergencial, o cidadão também poderá fazer recebimentos via PIX, com a ferramenta de cobrança.

Anúncios



O PIX foi lançado no ano de 2020 e tem como objetivo tornar as transações bancárias mais fáceis e rápidas, unificando o serviço. Além disso, a ferramenta deixou os serviços bancários mais acessíveis, visto que não possui nenhum custo. 

No caso de pessoas que estão recebendo o auxílio emergencial, com a nova atualização a movimentação poderá ser feita pelo PIX. Porém, vale lembrar que o cidadão não poderá fazer a transferência para uma conta da mesma titularidade. 

Lançamento do auxílio emergencial com PIX: entenda como funciona

A nova atualização da movimentação do auxílio emergencial via PIX tem início no dia 30 de abril. Sendo assim, o PIX ficará disponível no aplicativo Caixa Tem e o cidadão poderá fazer a movimentação. Porém, para fazer a movimentação do auxílio existe uma condição: não é permitido fazer transações entre contas de mesma titularidade. A regra foi estabelecida pelo Banco Central. 

Por exemplo: se o cidadão quiser transferir o seu auxílio emergencial de sua conta Caixa Tem para uma conta pessoal, ele não conseguirá. Só poderá fazer a transferência para a conta de outra pessoa. O cidadão poderá também fazer pagamentos de contas com o PIX e compras em geral.

Anúncios



Como ativar o PIX para transferir o auxílio emergencial?

Para fazer a transferência do auxílio emergencial, a partir do dia 30 de abril os cidadãos poderão cadastrar uma chave PIX em seu aplicativo Caixa Tem. Depois de cadastrar a chave, é só fazer o procedimento de transferência. 

PIX cobrança: entenda como vai funcionar 

Além de oferecer a possibilidade de movimentação do auxílio emergencial, o cidadão também vai poder contar com o PIX cobrança. 

Funciona da seguinte forma: o cidadão gera um QR code com uma data futura para o pagamento de terceiros. Vale lembrar que nesta novidade, dá para atualizar valores de juros e encargos. A novidade chega no mercado a partir do dia 14 de maio. 

Próximo lançamento PIX: possibilidade de saque 

Apesar de já estar com dois lançamentos marcados, existe outra novidade que foi anunciada pelo banco central: a possibilidade de saque com PIX. A novidade promete ser lançada ainda no ano de 2021. De acordo com as lideranças do BACEN, o objetivo é tornar o mercado financeiro mais competitivo e aumentar os pontos de saque ao redor do Brasil. 

Anúncios



Atualmente, todas as instituições financeiras oferecem o serviço de saque, porém, na maioria dos casos, existem cobranças para a prestação destes serviços. Com a chegada do PIX saque, não haverá cobranças para a realização do saque. 

De acordo com Carlos Eduardo Brandt, que é chefe adjunto do Bacen, o serviço será disponibilizado pelo comércio e também por caixas eletrônicos e prestadores de serviço. 

Flavia Rozinholli

Graduada em Medicina Veterinária, apaixonada por escrita, linguagem e comunicação. Experiência em marketing digital e em redação publicitária para conteúdos de diversos assuntos.