Novidades

Planilha para controle de cartão de crédito: Saiba como fazer a sua

por Flavia Rozinholli 10 de ago de 2022

Controle seus gastos no cartão de forma inteligente

Com uma planilha para controle de cartão de crédito você pode organizar melhor os seus gastos ao longo do mês, além de manter as finanças em dia para identificar as despesas desnecessárias.

Anúncios



O cartão de crédito é um meio de pagamento que se tornou imprescindível na vida de muitas pessoas, mas para evitar o endividamento, é muito importante manter o controle em relação aos gastos mensais.

A seguir você poderá acompanhar algumas ótimas dicas de como montar a sua própria planilha para controle de despesas geradas no cartão de crédito, então continue acompanhando o conteúdo que preparamos.

Como montar uma planilha para controle de cartão de crédito

Para fazer uma planilha para controle de cartão de crédito não é necessário ser especialista em tecnologia, pois com conhecimentos básicos você poderá personalizar o seu próprio documento digital.

O programa mais utilizado para tal é o Excel da Microsoft, mas o Google Sheet do Google também pode ser uma ótima opção. Confira a seguir os passos para montar a sua própria planilha a fim de controlar os gastos no cartão:

Anúncios



Edição inicial

Ao abrir uma planilha em branco através do programa de sua preferência, renomeie o documento para o mês que irá exercer o controle sobre os gastos, pois assim será mais fácil identificá-lo posteriormente.

Para realizar essa alteração, basta clicar no nome destacado na aba, que pode ser Página 1 (Google) ou Planilha 1 (Excel). Em seguida basta que você digite o mês referente e aperte “Enter” para que a alteração seja salva.

Fazendo o cabeçalho

Para prosseguir moldando a sua planilha para controle de cartão de crédito, crie as colunas com as informações necessárias com base em um cabeçalho. Algumas das informações incluem data, local, produto, valor, parcela e observação.

A data será aquela onde a compra foi feita, o local será o estabelecimento onde a transação foi realizada, produto será o item adquirido, valor será o que foi pago pelo produto, parcela será um valor específico caso tenha parcelado e em observação você pode colocar alguma informação adicional.

Anúncios



Totalizando os gastos

Assim que você inserir todos os gastos efetuados através do cartão de crédito neste mês, faça a soma de todos eles através de uma calculadora ou com base nas funcionalidades presentes dentro dos próprios programas de planilhas.

Quando determinar os gastos, coloque-os em uma linha específica do seu documento e logo abaixo insira o limite do seu cartão. Faça a subtração para então saber qual será o limite disponível para gastos.

Controlando as despesas

Para controlar o saldo a pagar na fatura do seu cartão de crédito, digite em linhas distintas a data de vencimento, data de pagamento, valor total de gastos, taxas/anuidade, saldo anterior, encargos, valor a ser pago, valor pago e saldo.

A data de vencimento corresponde com a data em que a fatura deve ser paga, enquanto a data de pagamento é aquela em que você pagou o saldo devedor. No final de tudo, você saberá se ficou algum valor para ser pago no próximo mês.

Considerações importantes 

Como você pode ver, fazer uma planilha para controle de cartão de crédito é algo simples e dessa forma será possível ter uma noção maior em relação aos seus gastos mensais, não sendo preciso aguardar a fatura para saber esses detalhes.

Uma dica muito importante é lançar os valores referentes a compras parceladas nas planilhas dos próximos meses para evitar o esquecimento dessa despesa, de forma a manter um controle ideal sobre as suas finanças.

Caso você verifique que não conseguirá cobrir o valor total das despesas geradas, confira as taxas cobradas pelo seu banco no caso de parcelamento da fatura e quais as condições do crédito rotativo, já que estas acabam se torando opções.

Outras opções para controlar gastos no cartão

Fazer uma planilha para controle de cartão de crédito é algo muito prático, por este motivo muitas pessoas gostam de utilizar este meio para gerenciar as suas finanças mensais, mas também existem aplicativos muito úteis.

Essas plataformas são conhecidas como gerenciadores financeiros, sendo que eles já contam com ferramentas completas para que os usuários possam fazer o controle de suas despesas de uma forma simples e intuitiva.

Para encontrar este tipo de app, basta fazer uma pesquisa rápida nas principais lojas de aplicativos do mercado. Vale mencionar ainda que a maioria dos recursos são pagos, mas também há opções gratuitas.

Flavia Rozinholli

Graduada em Medicina Veterinária, apaixonada por escrita, linguagem e comunicação. Experiência em marketing digital e em redação publicitária para conteúdos de diversos assuntos.