O programa Brasil Sorridente foi criado pelo Governo Federal e milhões de brasileiros já tiveram suas vidas modificadas através do acesso gratuito a serviços odontológicos, que acontece com base no Sistema Único de Saúde (SUS).
As doenças bucais podem provocar muitos incômodos, e se não tratadas, podem progredir e alcançarem um grau de severidade muito amplo. Para evitar esse tipo de quadro, fazer avaliações regulares com dentistas é indispensável.
Sabendo que os tratamentos e consultas podem ter um valor alto no setor particular, o Brasil Sorridente surgiu a fim de auxiliar aqueles que não podem ter acesso ao mesmo e você poderá saber tudo sobre o programa com base nesse post.
Como funciona o programa Brasil Sorridente?
O programa Brasil Sorridente foi criado oficialmente em 2004, sendo que o objetivo principal é garantir ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde bucal da população brasileira como um todo.
Para tal, uma série de ações é reunida a fim de ampliar o acesso a tratamentos odontológicos gratuitos através do Sistema Único de Saúde. Atualmente, o SUS emprega uma grande porcentagem dos dentistas do país, que podem atuar em prol do programa.
A iniciativa também tem o intuito de cooperar com ações diretas que envolvem a qualificação profissional e científica daqueles profissionais atuantes na área, além de direcionar o aprendizado em saúde pública.
Como cuidar da saúde bucal através do Brasil Sorridente
O programa Brasil Sorridente 2022 oferece uma série de serviços odontológicos de forma totalmente gratuita à população através das Unidades Básicas de Saúde, que são consideradas a porta de entrada dos cidadãos para o atendimento odontológico.
De acordo com a necessidade individual de cada paciente, o atendimento ainda pode ser realizado em Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) ou hospitais, já que estes também contam com profissionais capacitados.
Além destes serviços, o programa ainda conta com os Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD), sendo que estes atuam diretamente na confecção laboratorial de próteses dentárias que são necessárias em casos diversos.
Outras ações do programa
Como você pode conferir no tópico anterior, o programa Brasil Sorridente possui uma atuação ampla e de fundamental importância para a população como um todo, mas ele também é realizado com base em outras ações do Ministério da Saúde, como por exemplo:
- Brasil Sorridente Indígena;
- Plano Nacional para Pessoas com Deficiência;
- Programa Saúde na Escola;
- Fluoretação das Águas de Abastecimento Público;
- Programa Melhor em Casa.
Através de todas as faces da iniciativa, os cidadãos brasileiros podem cuidar da saúde bucal de forma adequada, além de aprender formas de prevenir as mais diversas alterações dentárias e bucais.
Locais que contam com o Brasil Sorridente
Para que o Brasil Sorridente possa se fazer presente em determinado município, é necessário que este faça a adesão ao programa com base nas regras e legislações relacionadas ao funcionamento adequado da iniciativa.
Em 2012, havia cerca de 22 mil equipes de saúde bucal distribuídas pelo país, que atuavam através de 4.900 municípios. Hoje não há dados oficiais de quantos municípios são atendidos pelo programa Brasil Sorridente, mas sabe-se que este é crescente.
É importante mencionar aqui que qualquer cidade pode implantar uma Equipe de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família em sua região, bem como Centro de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias.
Tratamentos odontológicos gratuitos oferecidos pelo SUS
O programa Brasil Sorridente engloba um grande número de procedimentos odontológicos que podem ser acessados de forma totalmente gratuita pela população. Veja a seguir alguns exemplos:
- Aplicação de Flúor;
- Extrações dentárias;
- Cirurgia ortognática;
- Retirada de sisos;
- Próteses;
- Tratamento de cáries;
- Limpezas;
- Periodontia Especializada;
- Endodontia;
- Exames bucais;
- Remoção de tártaro;
- Restaurações;
- Implante dentário;
- Biópsias;
- Aparelho dentário;
- Entre outros.
Embora a maioria das consultas feitas pelos dentistas atuantes no programa envolvam emergências odontológicas, através do Brasil Sorridente também é possível ter acesso a várias ações de prevenção para a saúde bucal.
Como participar do Brasil Sorridente
O SUS Brasil Sorridente atende todos os cidadãos brasileiros, de modo que estes tenham acesso gratuito e de qualidade a serviços relacionados à saúde bucal, porém, não são todas as regiões que contam com o programa. Para participar é preciso:
- Consultar se o seu município é atendido pelo programa;
- Caso a resposta seja positiva, compareça até uma Unidade Básica de Saúde portando o cartão do SUS e um documento com foto;
- Faça o agendamento de uma consulta com o dentista para que uma avaliação inicial seja realizada.
Vários tipos de tratamentos odontológicos podem ser feitos pelo programa através do SUS, sendo que casos básicos ou complexos serão atendidos por profissionais capacitados através de um serviço de qualidade.
Gostou do nosso conteúdo? Veja também todos os principais detalhes sobre o Auxílio Cesta Básica.