Novidades

Saiba como cancelar compra parcelada no cartão de crédito

por Flavia Rozinholli 29 de jun de 2022

Veja quais as situações onde isso é possível

Você sabe como cancelar compra parcelada no cartão de crédito? Este fato está garantido por lei e é mencionado no Código de Defesa do Consumidor, mas vale destacar que isso só será possível em casos específicos.

Anúncios



O cartão de crédito é considerado um dos meios de pagamento mais buscados e utilizados do momento, mas pode acontecer de o cliente não ficar satisfeito com o produto ou serviço comprado através dele, principalmente quando a venda é online.

Dessa forma, é possível que o consumidor tome algumas medidas para que o pagamento parcelado seja cancelado. Com base nesse post você entenderá melhor o assunto e poderá conferir os casos em que pode solicitar este cancelamento.

Quando é possível optar pelo cancelamento

Como cancelar compra parcelada no cartão de crédito é algo limitado a algumas regras, é importante que você conheça as situações onde essa solicitação pode ser realizada. Confira quais são elas logo a seguir:

  1. Erro em cobrança de compras feitas presencialmente: esse erro é considerado comum e o consumidor deve solicitar o estorno do valor;
  2. Cobrança indevida ou incorreta em transações online: o lojista é obrigado a aceitar o cancelamento e disponibilizar uma fatura com o valor correto;
  3. Desistência de compras feitas via telefone ou internet: todos os consumidores têm direito à desistência até 7 dias após receber o produto comprado;
  4. Valores diferentes para o serviço ou produto: caso o valor cobrado no cartão de crédito seja maior do que o valor informado previamente pelo vendedor, será possível solicitar o estorno;
  5. Produto entregue fora do prazo: caso você compre um produto que não chegue até você no tempo determinado, será possível cancelar a transação e solicitar a devolução do valor que já foi pago.

Como cancelar compra parcelada no cartão de crédito

Se a sua situação se enquadra em uma das comentadas no tópico anterior, será possível tomar as providências cabíveis. De forma geral, bastará entrar em contato com a administradora do seu cartão através do SAC e informar o motivo do cancelamento.

Anúncios



Geralmente, os valores serão restituídos através das próximas 2 faturas do cartão e serão devolvidas apenas as prestações já quitadas, conforme a administradora do cartão deve informá-lo durante o processo.

Como cancelar compra parcelada no cartão de crédito é algo bastante simples, mas se você não conseguir estornar o valor pago, faça reclamações em sites dos serviços de defesa do consumidor ou entre em contato com a ouvidoria das administradoras de cartões.

Considerações finais

Para evitar situações desagradáveis, é muito importante que você verifique as informações contidas na loja sobre a política de trocas, já que estas geralmente são exibidas nos sites das empresas confiáveis.

Tais informações geralmente ficam situadas na seção de perguntas frequentes (FAQ) e caso tenha alguma dúvida a respeito desse assunto, será possível entrar em contato com o vendedor a fim de fazer uma compra mais segura.

Agora que você já sabe comocancelar compra parcelada no cartão de crédito, avalie a situação pela qual está passando para tomar a medida cabível a fim de obter o estorno do valor gasto.

Anúncios



Flavia Rozinholli

Graduada em Medicina Veterinária, apaixonada por escrita, linguagem e comunicação. Experiência em marketing digital e em redação publicitária para conteúdos de diversos assuntos.