Novidades

Saiba como desativar pagamento por aproximação

por Flavia Rozinholli 7 de fev de 2022

Desative esta função rapidamente pelo celular

O pagamento por aproximação (Contactless) é extremamente prático, porém diversos consumidores não desejam contar com ele e se este é o seu caso, acompanhe nosso post para saber como desativar pagamento por aproximação em seu cartão ou dispositivo.

Anúncios



É verdade que esta função otimiza muito o tempo dos compradores no momento de realizar o pagamento, mas em caso de perda ou roubo do cartão ou dispositivo, estar com o Contactless ativado pode não ser nada benéfico.

Vale destacar que desativar a função é algo extremamente fácil e você pode alterar este feito quando quiser em apenas alguns toques. A seguir iremos destacar alguns pontos importantes sobre esta tecnologia e listaremos um passo a passo para a sua desativação.

Como funciona o pagamento por aproximação

O pagamento por aproximação é considerado uma ferramenta recente que foi desenvolvida pelos bancos com o objetivo de tornar o dia a dia dos clientes mais simples, já que através deste não é necessário inserir senha nas maquininhas.

Muitas pessoas utilizam o Contactless através de seu cartão de débito ou crédito, mas outros dispositivos como relógios, celulares e pulseiras digitais também podem acompanhar esta função, que pode ser desativada facilmente.

Anúncios



Para usar esta forma de pagamento é muito simples, basta que o estabelecimento tenha uma maquininha compatível e que você aproxime o seu dispositivo da mesma, assim o pagamento será processado em apenas alguns instantes.

Principais vantagens do Contactless

Essa alternativa de pagamento é uma das mais utilizadas do momento em nosso país, já que ela acompanha muitas facilidades e é totalmente gratuita, além de ser prática e opcional, ou seja, você pode desativar pagamento por aproximação a qualquer momento.

Uma das maiores vantagens do Contactless diz respeito a rapidez do processamento do pagamento, onde você não precisa sequer encostar na maquininha para que a transição seja realizada.

Outro ponto muito positivo sobre esta opção de pagamento é que ela elimina a necessidade de andar por aí portando dinheiro em espécie, sendo que este pode ser danificado, perdido ou roubado acarretando em grandes prejuízos.

Anúncios



Desvantagens do Contactless

Agora que você já conheceu as vantagens do Contactless, é o momento de conhecer suas desvantagens, já que são estas que muitas vezes levam as pessoas a desativar pagamento por aproximação.

Geralmente os dispositivos que acompanham essa tecnologia permitem que compras de até R$200,00 sejam feitas sem a inserção da senha de segurança, então em caso de perda ou roubo você pode ter um prejuízo.

Vale destacar que este valor limite varia bastante de uma instituição financeira para outra e você pode fazer a verificação através dos apps oficiais. 

Como desativar pagamento por aproximação

Se você deseja desativar pagamento por aproximação do seu cartão ou outro dispositivo, o processo será semelhante, então acompanhe o passo a passo:

  • Acesse o app do seu banco;
  • Faça o seu login;
  • Toque em “Configurações”;
  • Vá até as configurações do cartão ou dispositivo;
  • Toque em “NFC”, “Pagamentos por aproximação”, “Contactless” ou “Compras por aproximação”;
  • Selecione a opção “Desativar”;
  • Você poderá visualizar uma mensagem que consta a desativação do meio de pagamento;
  • Pronto! Caso queira ativar novamente, o processo é basicamente o mesmo.

Flavia Rozinholli

Graduada em Medicina Veterinária, apaixonada por escrita, linguagem e comunicação. Experiência em marketing digital e em redação publicitária para conteúdos de diversos assuntos.