Novidades

Saiba como tirar o título de eleitor pela internet

por Flavia Rozinholli 20 de abr de 2022

Adquira o documento sem enfrentar filas

As eleições estão próximas e com isso, diversas pessoas estão buscando saber como tirar o título de eleitor pela internet, já que este é um procedimento bem simples que pode ser realizado através de qualquer dispositivo com internet.

Anúncios



Vale salientar que o voto e o alistamento eleitoral é facultativo no caso de jovens com idade entre 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório assim que os indivíduos completam 18 anos, conforme determina o artigo 14 da Constituição Federal.

Com o auxílio da tecnologia, agora o processo de aquisição deste documento foi facilitado e com base nesse post você poderá conhecer 3 passos para solicitá-lo online, então continue acompanhando o nosso conteúdo.

Primeiro passo: preenchimento dos dados

Segundo o próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo definido para solicitar a emissão ou a regularização do título de eleitor vai até o dia 4 de maio. O procedimento deve ser feito através do site oficial do TSE.

Já na plataforma, basta que você selecione a opção “Autoatendimento do Eleitor” após ir na primeira aba do portal. Depois disso, basta clicar sobre a aba “Título de eleitor” e selecionar a opção “Não tenho”.

Anúncios



Informe então o seu nome completo, data de nascimento, nome dos pais e para prosseguir, clique em “Avançar”. Na tela seguinte, faça o preenchimento completo de todos os campos com seus dados pessoais.

Segundo passo: envio de documentos e selfie

Assim que você concluir devidamente o primeiro passo, será necessário encaminhar uma foto em boa resolução de seus documentos, sendo que estas devem estar legíveis a fim de confirmar a sua identidade.

A primeira imagem solicitada neste procedimento de como tirar o título de eleitor pela internet é uma selfie segurando um documento com foto. Feito isso, basta encaminhar as fotos frente e verso deste mesmo documento.

Quando o cidadão for do sexo masculino, este deverá apresentar ainda o certificado de quitação militar, conforme determina a serolução do TSE número 23.659/2021, artigo 35, ou seja, também será necessário enviar uma foto deste documento.

Anúncios



Terceiro passo: comprovante de residência

Como tirar o título de eleitor pela internet é algo extremamente simples e prático, o procedimento pode ser feito em apenas alguns instantes. Após concluir as etapas anteriores, a última consistirá em anexar uma foto de um comprovante de residência.

Este documento pode ser uma conta de luz, água, celular ou até mesmo um carnê de IPVA ou IPTU, o importante é que ele seja recente e possua o nome do interessado em adquirir o título de eleitor.

Como tirar o título de eleitor pela internet: acompanhando a solicitação

Assim que uma solicitação online de título de eleitor é concluída, ela passará por uma análise da Justiça Eleitoral. Este processo pode ser acompanhado pelos cidadãos através da opção “Acompanhar Requerimento”.

Para ter acesso às informações completas, será preciso informar o número do protocolo que é gerado logo na primeira etapa do atendimento. Caso esteja tudo correto, o documento será liberado e pode ser acessado através do aplicativo e-Título.

Flavia Rozinholli

Graduada em Medicina Veterinária, apaixonada por escrita, linguagem e comunicação. Experiência em marketing digital e em redação publicitária para conteúdos de diversos assuntos.