Novidades

Saiba quais são os principais golpes com criptomoedas e como evitá-los

por Flavia Rozinholli 17 de maio de 2022

Conheça e saiba como se prevenir

Os golpes com criptomoedas vem se tornando cada vez mais comuns, já que elas chamam muito a atenção de criminosos devido a sua ampla valorização, daí surge a necessidade de conhecer os atos ilegais para tentar evitá-los a todo custo.

Anúncios



Muitos noticiários vêm destacando que grandes investidores foram enganados e que criminosos que aplicam esse tipo de golpe acabaram presos, mas infelizmente a ocorrência ainda é grande e optar pela prevenção é fundamental.

Com base nesse post você conhecerá quais são os principais golpes que vêm sendo aplicados dentro do mercado das criptomoedas e entenderá como eles funcionam, então continue acompanhando nosso conteúdo.

Carteiras falsas

Um dos golpes com criptomoedas mais comumente encontrados são as carteiras falsas. Estes softwares geralmente estão situados dentro de lojas oficiais de aplicativos, como Apple Store e Google Play.

O serviço promete armazenar com segurança todas as economias dos usuários, mas assim que o depósito é feito, o valor é direcionado para a conta dos hackers. Aqui a recomendação é sempre optar por carteiras já conhecidas no mercado.

Anúncios



Exchange falsas

Hoje os hackers também criam exchanges falsas, configurando um dos golpes com criptomoedas que são moldados detalhadamente para enganar as pessoas. Neste caso, sites inteiros são criados e todas as operações de compra e venda são fraudulentas.

Uma estratégia muito usada é a criação de sites falsos de corretoras de criptomoedas, de forma que as pessoas acreditam e fazem os depósitos. Aqui a nossa dica é sempre investir em corretoras realmente seguras e conhecidas.

Mineração em nuvem

Aqui é muito comum que as empresas pareçam confiáveis, já que os clientes recebem parte do que é minerado, mas o verdadeiro problema se encontra nas plataformas que possuem planos de mineração muito rápidos.

Isso porque elas contam com um esquema de pirâmide, onde os clientes que pagavam pela velocidade a mais recebiam de volta o investimento apenas quando novos usuários contratam o mesmo plano, ou seja, nenhuma criptomoeda é de fato minerada.

Anúncios



Pirâmides e esquema Ponzi

Aqui os hackers desenvolvem uma nova criptomoeda, que acompanha o marketing de ser revolucionária, o que acaba atraindo diversos investidores iniciantes que terão a visão de uma ampla valorização posterior dessa opção.

Esse é um dos golpes com criptomoedas mais bem articulados, já que os criminosos criam sites para a divulgação da moeda fictícia, onde as vítimas devem convocar mais pessoas para participar e assim por diante, desencadeando um esquema de pirâmide.

Clube de investimento

O último dos golpes com criptomoedas que comentaremos neste post é o clube de investimento, que mais uma vez tem como alvo os investidores iniciantes, sendo que eles fazem um cadastro, selecionam um dos planos e fazem o depósito.

Essa aplicação deveria ficar sob responsabilidade dos especialistas, que posteriormente dividiram os lucros no tempo determinado, mas isso não acontece e os investidores podem ter enormes prejuízos.

Flavia Rozinholli

Graduada em Medicina Veterinária, apaixonada por escrita, linguagem e comunicação. Experiência em marketing digital e em redação publicitária para conteúdos de diversos assuntos.