Aumentar o score de crédito é o primeiro passo para conseguir contratar serviços como cartões de crédito, empréstimos ou financiamentos, mas muitas pessoas ainda não sabem o que fazer para que esta pontuação suba.
No final de 2021, o número de endividados no Brasil chegou a 12,2 milhões e este dado é muito alarmante, sendo que o levantamento foi feito pela Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Se você faz parte deste número e deseja regularizar a sua situação para conseguir melhorar seu score, continue acompanhando nosso post, pois aqui frisamos 5 dicas específicas para que você alcance este feito.
Negocie suas dívidas
O score nada mais é do que o resultado dos hábitos de pagamentos e relacionamentos do consumidor com o mercado de crédito. Sendo assim, cada cidadão possui uma pontuação específica que pode ser consultada online.
Quando se trata de score baixo, o mais comum é que o consumidor se encontre cheio de dívidas e para resolver este problema, indicamos negociá-las junto aos credores. Em diversos casos, ainda são concedidos ótimos descontos.
Outra dica para aumentar o score negociando as suas dívidas, é participar de feirões como o Serasa Limpa Nome. Com estes é possível ter acesso a condições de pagamento ainda melhores e regularizar a sua situação no mercado.
Limpe seu nome
Se você se encontra negativado, será identificado pelo mercado financeiro como inadimplente e não poderá contratar crédito. Assim que você efetua o pagamento das suas dívidas, o seu nome voltará a ficar limpo em até 5 dias úteis.
Mas vale salientar que o ato de aumentar o score não é imediato, sendo necessário continuar mantendo a pontualidade dos seus pagamentos. Caso contrário, não haverá impactação sobre a sua pontuação.
Em outras palavras, recuperar a sua reputação financeira para conseguir aumentar sua pontuação é um processo lento. Isso porque diversos fatores impactam sobre o seu score, sendo imprescindível ser um bom pagador para aumentá-lo.
Defina um bom planejamento financeiro
Após limpar o seu nome devidamente, será necessário avaliar e definir um planejamento financeiro completo a fim de evitar novas dívidas, já que estas irão impactar diretamente sobre a sua pontuação de score.
Estabeleça então as contas essenciais, defina criteriosamente os demais gastos mensais e então faça um bom planejamento. Dessa forma, você não se tornará negativado novamente e seu score permanecerá elevado.
Ao aumentar o score, será possível então ter acesso a diversos itens importantes oferecidos pelo mercado financeiro que irão facilitar e muito o seu cotidiano, como é o caso dos empréstimos e cartões de crédito.
Tenha contas em seu nome
Se você não está endividado mas deseja aumentar o score, uma dica excelente é passar certas contas para o seu nome. Ao registrá-las como suas e pagá-las antes do vencimento todo mês, seu perfil será visto como o de um bom pagador.
Consequentemente, a sua pontuação será impactada positivamente. Esta parece ser uma dica simples, mas que irá ajudá-lo e muito no momento de ser identificado como bom pagador pelo mercado financeiro.
As contas podem ser de qualquer segmento, como água, luz, telefone, internet, mensalidade de escolas, faculdades, etc. O importante mesmo será quitá-las antes da data estipulada para o vencimento.
Mantenha seu cadastro atualizado no Serasa
A dica final que podemos dar a todos que tem interesse em aumentar o score é sempre manter o seu cadastro devidamente atualizado na plataforma do Serasa. Através dela também é possível consultar a regularidade do seu CPF.
No geral, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) está sempre vinculado a todas as compras efetuadas pelo consumidor, sendo assim, sempre que um serviço que envolva a concessão de crédito é solicitado, a empresa consulta o score pelo documento.
Com isso, é imprescindível fazer esta consulta a fim de garantir de que tudo está correto e que não houveram transações em atraso que possam ter gerado uma negativação indevida.
Considerações finais
Não existe uma receita de bolo pronta para aumentar o score e isso é fato, então é necessário que os consumidores mantenham seus bons hábitos de pagamento ao longo dos anos a fim de manter uma pontuação constante.
Vale destacar ainda que o score é definido entre 0 e 1.000 pontos, sendo que o seu objetivo é avaliar o risco de crédito que cada indivíduo oferece. Com base nesta informação, as instituições financeiras decidem se irão ou não aprovar os serviços solicitados.
Quem tem entre 0 e 300 pontos possui baixo score. Entre 301 e 500 pontos, é um score regular. Já entre 501 e 700 pontos é considerado um score bom e de 701 a 1000 é classificado como muito bom.