CARREGANDO...

Veja as nossas dicas para começar a investir na Bolsa

Invista com mais segurança
Anúncio

Segundo dados oficiais, o número de pessoas físicas que optam por investir na Bolsa está crescendo cada vez mais, no entanto, muitos ainda têm dúvidas de como realizar este feito e se esse é o seu caso, nosso post irá ajudá-lo.

É importante destacar que a venda e a compra de ações não se trata de um investimento muito simples quanto às aplicações sobre renda fixa, que é o caso da poupança, então é preciso que o cidadão tenha mais atenção para conseguir um retorno positivo.

Embora tenha um risco maior, esse tipo de investimento é muito vantajoso porque pessoas de todas classes econômicas podem fazê-lo, já que não é exigido um valor mínimo para iniciar o processo. A seguir você poderá acompanhar nossas dicas para começar a investir da forma correta.

Teste do perfil do investidor

Antes de começar a investir na Bolsa, é muito importante que você conheça com precisão quais são os seus objetivos com esta operação, suas expectativas e tolerância aos riscos apresentados.

Neste caso, o teste do perfil do consumidor será extremamente útil e você pode realizá-lo ao preencher um formulário simples e em seguida responder algumas perguntas específicas, que irão estabelecer o seu perfil como investidor, que pode ser:

  • Conservador: mais aversos aos riscos;
  • Moderado: aceitam certo risco sobre as suas aplicações;
  • Agressivo: possuem alta tolerância ao risco e pouca necessidade de liquidez a curto prazo.

Com base nessa classificação, o investidor poderá moldar toda a sua estratégia de investimento e isso irá inclusive reduzir a taxa de frustração dos indivíduos.

Escolha as ações com critérios

Assim que o perfil do investidor é estabelecido, ele poderá investir com mais precisão ao voltar a sua atenção para ações mais específicas. Aqueles que possuem uma renda estável devem optar por empresas de setores menos voláteis.

Já aqueles que são mais agressivos podem escolher outros segmentos com maior sazonalidade. Mas vale destacar que você não deve investir na Bolsa em apenas uma empresa ou setor.

Uma das dicas mais importantes que podem ser dadas é que na hora de estabelecer uma carteira de ações, o indivíduo opte por diversificar o seu portfólio de investimentos a fim de diminuir os riscos das operações.

Aguarde o melhor momento para investir

Quando se trata de investimento, é de suma importância que análises criteriosas sejam feitas sobre fatores macroeconômicos, como a economia do país, economia global, taxa de juros, cenário político e inflação.

Verificar dados microeconômicos também é interessante, e estes incluem o crescimento do setor, o custo, a receita e as dívidas da companhia em questão, pois assim você poderá estabelecer o melhor momento para investir na Bolsa.

Outra dica importante que vale a pena ser destacada nesse tópico é que os investidores sempre devem comprar na baixa e vender na alta, que é demonstrada no gráfico de comportamento do valor da ação.

Consulte um especialista da corretora

Nossa última dica para investir na Bolsa, é para os interessados entrarem em contato com uma corretora, que irá intermediar os investimentos e ainda irá proporcionar um atendimento exclusivo com o auxílio de diversos especialistas.

Sendo assim, é muito interessante que você consulte estes profissionais antes de fazer a sua operação a fim de realizar um investimento mais seguro e específico para o retorno que você está visando.