Muitas pessoas creem que colocar o CPF na nota fiscal aumenta o score, porém, os órgãos de proteção ao crédito não costumam utilizar tal via para calcular a pontuação dos consumidores.
O score de crédito é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e ela estabelece se o consumidor é um bom ou mau pagador. Com base nessa informação, empresas diversas definem se irão ou não liberar serviços que envolvem crédito.
Como é um dado muito importante tanto no dia a dia das pessoas como das instituições financeiras, acabam surgindo diversos mitos sobre como alterá-lo e com base nesse post você saberá por que o CPF na nota não modifica a pontuação.
Como o score é definido?
O score de crédito é individual e cada cidadão brasileiro possui a sua própria pontuação, sendo que esta é calculada com base no comportamento dos indivíduos. Isso é avaliado através de informações como:
- Cadastro Positivo (é o histórico de bom pagador);
- Pagamentos de contas dentro ou fora do prazo;
- Contratos de crédito;
- Consultas ao CPF que podem ser feitas por terceiros;
- Existência de dívidas negativadas.
Sendo assim, não é verdade que colocar o CPF na nota fiscal aumenta o score já que esse dado não irá influenciar sobre o aumento dessa pontuação, pois os órgãos de proteção ao crédito não o utilizam no momento do cálculo.
Aumentando o score de forma confiável
Esse é o maior desejo da grande maioria dos consumidores que desejam ter acesso a serviços que envolvem a liberação de crédito, como empréstimos, financiamentos ou cartões de crédito, sendo que existem formas concretas de fazer o score subir.
Primeiramente, vale destacar que para ter um bom score, é fundamental que o consumidor tenha o nome limpo no mercado, pois caso contrário a pontuação será sempre baixa e para que ela suba, é preciso quitar as dívidas em aberto.
Não é verídico que colocar o CPF na nota fiscal aumenta o score, mas há outras opções para fazê-lo subir de forma natural, como atualizar os seus dados no Serasa, passar contas para o seu nome e pagá-las em dia.
Como consultar o score de crédito
Hoje em dia há diversas formas de consultar o score, sendo que a mais comum é através do site oficial do Serasa. A ferramenta lá disponibilizada é muito completa e de fácil uso, sendo que você pode fazer a consulta da seguinte forma:
- Acesse o site oficial do Serasa Score;
- Faça o seu login ou efetue um cadastro informando todos os dados necessários;
- Pronto! Logo em seguida a sua pontuação será exibida na tela.
Vale destacar que essa é uma via muito segura de consulta e você não pagará nada para ter acesso a sua pontuação de score.
Colocar o CPF na nota fiscal aumenta o score? Considerações finais
Agora que você já sabe que não é real que colocar o CPF na nota fiscal aumenta o score, faça uma consulta da sua pontuação da forma comentada anteriormente e caso ela esteja baixa, opte por seguir nossas dicas para que ela suba naturalmente, já que não existem formas milagrosas para que isso aconteça.