Novidades

Como reclamar de uma compra indevida no cartão?

por Flavia Rozinholli 29 de abr de 2022

Saiba o que fazer e como prevenir

Os cartões de crédito são um dos meios de pagamento mais utilizados da atualidade, mas infelizmente há pessoas que aplicam diversos tipos de golpe que envolvem compra indevida no cartão de terceiros.

Anúncios



Esse fato é extremamente desagradável e aqueles que passam por ele devem saber quais são as providências a serem tomadas a fim de resolver a situação, sem que seja preciso arcar com o valor do débito.

Vale destacar ainda que esse tipo de acontecimento é mais comum quando os donos dos cartões os cadastram em plataformas online que são suspeitas. Para saber mais detalhes sobre o assunto e o que fazer caso isso aconteça com você, continue a leitura.

O que são as compras indevidas

A compra indevida no cartão acontece quando valores são lançados diretamente na fatura do titular, que não foi o responsável pelo gasto. Isso pode acontecer em decorrência da duplicidade de pagamentos ou ainda quando uma empresa se engana e faz o débito indevido.

As fraudes também são outra causa comum das compras indevidas, sendo que neste caso, o cartão pode ter sido clonado para a execução de práticas ilícitas e que são condenadas pela própria legislação brasileira.

Anúncios



Já no caso da duplicidade dos pagamentos, esta ocorre quando a empresa comete um erro e não identifica o pagamento adequadamente e acaba cobrando duas vezes seguidas o mesmo valor do seu cliente.

O que fazer

Aqueles que vierem a passar por esta situação podem contestar os valores lançados indevidamente em suas faturas, sendo que este serviço pode ser facilmente encontrado na grande maioria dos apps de emissoras de cartões.

Sendo assim, você não precisa sequer sair de casa para tentar resolver a compra indevida no cartão, basta acessar o aplicativo do seu banco e informar devidamente a situação ocorrida.

O serviço também é disponibilizado via telefone, então busque pelo número referente à Central de Atendimento do cartão adquirido. Na conversa com o atendente, a situação poderá ser resolvida em poucos instantes.

Anúncios



Prejuízos gerados

A compra indevida no cartão pode acabar gerando problemas ainda maiores para as pessoas, como a negativação do nome, o que acarreta no impedimento de contratação de uma série de serviços financeiros importantes.

Sendo assim, há uma ampla recomendação de que todos os consumidores que passarem por isso entrem em contato o mais rápido possível com o seu banco, pois dessa forma a identificação do pagamento indevido será mais fácil.

Dependendo da ocasião, pode ser que a fraude não seja comprovada e o titular do cartão tenha de arcar com todas as dívidas, o que é o principal ponto negativo a ser considerado. No tópico a seguir, confira como evitar estas situações.

Como evitar a compra indevida no cartão

Chegamos ao ponto crucial deste post, já que a prevenção é a melhor forma e não te dores de cabeça que envolvem a compra indevida no cartão. Veja abaixo uma lista de cuidados que devem ser tomados para manter-se seguro:

  • Sempre guarde o seu cartão em local seguro;
  • Jamais deixe o seu cartão em locais públicos visíveis;
  • Não informe os dados do seu cartão para terceiros;
  • Compre apenas em site conhecidos e seguros;
  • Sempre desconfie de promoções muito chamativas.

Neste último tópico comentado, esse tipo de promoção deve ser evitada a todo o custo porque indicam fraudes e golpes, já que esse tipo de estratégia é muito utilizada para atrair consumidores e obter a numeração dos cartões.

Flavia Rozinholli

Graduada em Medicina Veterinária, apaixonada por escrita, linguagem e comunicação. Experiência em marketing digital e em redação publicitária para conteúdos de diversos assuntos.