Aplicativos

Conheça o aplicativo para identificar plantas por foto

por Flavia Rozinholli 1 de out de 2022

O aplicativo para identificar plantas por foto é uma excelente opção para todos que gostam de cultivar novas plantas ou de conviver com a natureza, já que a tecnologia permite descobrir as espécies para que o usuário saiba tudo sobre elas.

Anúncios



As plataformas que se enquadram neste segmento possuem um amplo banco de dados em seu interior, sendo que este é composto por fotos e também por informações básicas sobre as mais diversas plantas.

A proposta então acaba sendo muito interessante, já que através de uma simples foto o usuário pode saber qual é a planta de seu interesse. Ficou interessado por este tipo de app? Então continue a sua leitura para conhecer os melhores.

aplicativo para identificar plantas
Aplicativo para identificar plantas

Conheça o app PlantNet

O PlantNet é um aplicativo para identificar plantas por foto muito bom, já que através dele você pode descobrir qual é a flor, árvore, gramínea, conífera, trepadeira, cacto ou samambaia que está a sua frente.

É importante mencionar que a tecnologia empregada nesta plataforma é voltada principalmente para plantas silvestres, mas também pode ser utilizada para a identificação de plantas comuns cultivadas em casa.

Anúncios



No momento, o app possui a capacidade de reconhecer mais de 20 mil espécies, mas o seu portfólio fica mais completo a cada dia devido às novas atualizações feitas por seus desenvolvedores.

Recursos do PlantNet

No interior desse aplicativo para identificar plantas por foto você pode encontrar uma série de recursos, se tratando de uma plataforma bastante completa. Conheça-os melhor com base na lista abaixo:

  • Filtre as espécies identificadas por família ou gênero;
  • Conte com uma revisão de dados diferenciada;
  • Através de uma única fotografia é possível conseguir uma identificação eficiente;
  • Selecione as suas flores favoritas para acessá-las posteriormente;
  • Faça um mapeamento das suas observações;
  • Encontre links para muitas fichas de plantas.

Vale mencionar ainda que é muito fácil utilizar as funcionalidades do PlantNet, já que basta registrar uma foto com a câmera aberta no interior do próprio app para que a identificação seja feita em poucos instantes.

iNaturalist

O iNaturalist é mais um aplicativo para identificar plantas por foto que indicaremos neste post. Ele possui algumas diferenças marcantes quando comparado ao PlantNet, já que ele também reconhece animais.

Anúncios



Esse é um dos aplicativos de natureza mais populares do mundo todo, sendo que através de sua tecnologia você pode identificar as plantas ou animais que estejam ao seu redor, o que é uma proposta muito interessante.

Vale mencionar ainda que ao registrar uma imagem e compartilhar anotações, você estará criando dados de ampla qualidade científica para pesquisadores que trabalham arduamente para compreender melhor a natureza a fim de protegê-la.

Características do iNaturalist

O iNaturalist pode ser acessado de forma totalmente gratuita e até o momento mais de 1 milhão de pessoas já contam com os seus recursos. Confira abaixo as principais características deste aplicativo para identificar plantas por foto:

  • Descubra novas espécies de animais ou plantas através de uma foto;
  • Registre as suas próprias observações com base no que foi observado;
  • Receba sugestões da comunidade sobre a identificação do que você viu;
  • Ajude e discuta com outras pessoas a fim de ajudá-las a identificar o que elas viram;
  • Siga projetos que são compostos por comunidades menores e por cientistas apaixonadas por uma determinada espécie ou lugar.

De uma forma geral, o aplicativo conta com uma interface muito simples e intuitiva, o que é um fator muito positivo para novos usuários. Além disso, ele pode ser facilmente encontrado para download na App Store ou Google Play.

Veja como baixar o aplicativo para identificar plantas

Se você gostou do aplicativo para identificar plantas por foto e deseja contar com tudo o que ele tem a oferecer, será necessário baixá-lo corretamente em seu dispositivo móvel. Para isso, se certifique de que possui uma boa conexão com a internet e então siga o passo a passo:

  • No seu dispositivo, abra a loja de aplicativos, que pode ser a App Store ou o Google Play;
  • Em seguida, clique sobre o campo reservado para buscar e digite o nome do app que mais lhe interessou: PlantNet ou iNaturalist;
  • Assim que a plataforma for exibida, clique sobre ela para saber mais a seu respeito;
  • Caso queira baixá-la, basta selecionar o botão reservado para a instalação;
  • Aguarde até que o procedimento seja finalizado adequadamente;
  • Pronto! Agora é só abrir o aplicativo e começar a identificar as plantas do seu interesse através de registros fotográficos.

Flavia Rozinholli

Graduada em Medicina Veterinária, apaixonada por escrita, linguagem e comunicação. Experiência em marketing digital e em redação publicitária para conteúdos de diversos assuntos.