Você sabe o que é BRL? Esta é uma sigla convencionalmente presente em faturas de cartão de crédito quando o titular deste produto realiza compras internacionais, se tratando de uma projeção do valor da moeda do nosso país (Real).
É muito comum que sites online exibam esta sigla de forma que muitos consumidores acabam se confundindo e por este motivo, é muito importante que você saiba o seu significado e como funciona esta estimativa.
O objetivo do BRL é ser uma padronização internacional para o reconhecimento de moedas locais uma vez que a globalização leva ao aumento das trocas de moedas internacionais. Para entender melhor o assunto, prossiga com a sua leitura.
O que é BRL?
Embora o BRL seja uma projeção do real, ele não diz respeito diretamente a esta moeda, já que cada plataforma pode utilizar um tipo de cotação para estimar o valor de produtos em reais, porém, tal estimativa nem sempre é compatível com a usada pelas operadoras e bancos.
Quando você utiliza o seu cartão de crédito em um local, a compra pode levar até 7 dias para ser processada e só após este período será possível saber com exatidão o valor que foi pago pelo produto em questão.
No Brasil, os bancos e operadoras utilizam sempre o valor do dólar referente ao dia do processamento das compras no momento de converter os gastos realizados no exterior, assim o cliente não fica tão exposto às variações deste mercado.
Evitando confusões
Agora que você sabe o que é BRL entenda como evitar confusões no momento de fazer suas compras internacionais, já que esta sigla é utilizada especialmente para representar a moeda nacional em plataformas do exterior.
Uma grande dica que irá ajudá-lo a não ser prejudicado, é realizar as suas compras internacionais com a moeda original do item de seu interesse, assim ficará mais fácil conferir os valores presentes nas faturas e evitar surpresas desagradáveis.
Em outras palavras, opte sempre por visualizar o valor fixo da mercadoria na moeda estrangeira ao invés de visualizar apenas o BRL, e sempre se mantenha atento porque algumas plataformas fazem este tipo de conversão automaticamente.
Outros tipos de cobranças internacionais que podem constar na fatura
Além do o que é BRL, você também pode encontrar outros tipos de itens em sua fatura do cartão que se referem a compras internacionais. Os dois mais conhecidos pelos consumidores são:
- Taxas de operação: são cobradas pelas operadoras ou bancos para cobrir determinados custos adicionais que são gerados pelas transações internacionais;
- Imposto sobre Operações Financeiras (IOF): se trata de um imposto obrigatório cobrado pelo próprio Governo. No momento, o IOF para compras internacionais no cartão de crédito é de 6,38%.
Afinal, qual a utilidade da sigla BRL?
A sigla BRL é extremamente útil no momento de identificar as moedas nacionais no sistema de câmbio, com isso, quando ocorre a conversão de reais para dólares as duas siglas que estarão visíveis serão o USD e BRL.
Utilizando o BRL fica muito mais fácil identificar uma moeda estrangeira no momento da cotação de câmbio ou até mesmo a troca de moedas se for algo necessário.
Outra forma de utilizar a sigla é no momento de realizar alguma compra internacional, por isso quando entrar em um site internacional por exemplo, é com a sigla BRL que o valor em reais será indicado.
O que é BRL: por que é diferente do real?
O BRL acaba sendo um pouco diferente porque cada site costuma usar uma cotação específica no momento de estimar o preço de determinado produto em real, porém vale ressaltar que nem sempre essa estimativa bate com a cotação utilizada por operadoras e bancos, como já foi brevemente mencionado.
Assim que o cliente utilizar o seu cartão de crédito para fazer uma compra, os estabelecimentos tem 7 dias para processar a compra e só depois será possível saber o real preço pago pelo produto.
Código monetário de algumas outras moedas
- EUR: Euro
- Dólar Americano: USD
- Rúpia indiana: INR
- Libra Esterlina: GBP
- Dólar Canadense: CAD
- Iene Japonês: JPY
- Franco Suiço: CHF