Aplicativos

Identidade Digital: Veja Como Funciona e Baixe no Seu Celular

por Flavia Rozinholli 5 de nov de 2022

A Identidade Digital foi desenvolvida com o objetivo principal de facilitar a vida dos cidadãos, já que desta forma eles podem acessar seu Registro Geral (RG) rapidamente através de um smartphone.

Anúncios



Isso é possível graças a um aplicativo totalmente gratuito que apresenta um uso bastante intuitivo. Para contar com ele, basta que os interessados façam a instalação a partir das lojas de aplicativo Google Play e App Store.

É importante destacar aqui que para ter acesso ao RG Digital, a emissão do RG físico deve ter acontecido a partir de 2019, já que estes possuem um QR Code específico. Para saber mais sobre a novidade, continue nos acompanhando.

Como a Identidade Digital funciona?

Conforme mencionado anteriormente, a Identidade Digital foi criada a fim de auxiliar os cidadãos brasileiros de modo que eles possam se identificar com mais facilidade, mas a versão digital não substitui a versão física do RG.

O aplicativo é disponibilizado pelos estados brasileiros de forma individual, e não são todos que disponibilizaram esta alternativa à população, sendo necessário fazer uma pesquisa prévia nas lojas de apps para conferir a disponibilidade para sua região.

Anúncios



Para contar com o RG Digital, o documento físico precisa acompanhar um QR Code em seu verso, já que este será o responsável por viabilizar a utilização do aplicativo, que envolve o escaneamento deste código.

Como instalar a Identidade Digital no celular

Para que seja possível contar com a identidade digital app, é preciso que os interessados primeiramente façam a instalação corretamente em seus dispositivos móveis. Para isso, acompanhe nosso passo a passo:

  • Acesse a loja de aplicativos do seu dispositivo (App Store ou Google Play);
  • Selecione a barra voltada para pesquisas;
  • Digite então “RG digital” e insira a sigla do seu estado logo a frente de modo a encontrar o aplicativo correspondente com mais agilidade;
  • Ao encontrar o aplicativo, toque sobre ele e veja as informações disponibilizadas pelos desenvolvedores ao selecionar “Sobre este app”;
  • Para efetuar o download, clique em no respectivo botão de instalação;
  • Aguarde alguns instantes para que o procedimento seja finalizado e pronto! Agora você já pode abrir o app para acessar a Identidade Digital.

Vale destacar aqui que os aplicativos oficiais de cada estado são muito seguros e antes de efetuar a instalação, lembre-se de conferir se o desenvolvedor realmente é confiável para evitar plataformas que sejam extraoficiais.

identidade-digital
identidade-digital

Como gerar o RG virtual?

Após concluir a instalação do aplicativo, será o momento de gerar a Identidade Digital. Para isso, se certifique de que possui conexão com a internet e abra o aplicativo, para posteriormente escanear o QR Code do seu documento físico.

Anúncios



Se tudo estiver dentro dos conformes, o RG digital será gerado e ficará a sua disposição no interior do app, podendo ser consultado sempre que necessário, seja para se identificar ou apenas para consultar as informações do RG.

Caso tenha alguma dificuldade no momento de gerar o seu documento digital, confira as instruções cedidas pelos desenvolvedores, e caso mesmo assim o problema persista, entre em contato diretamente com eles.

Principais vantagens do RG Digital

Mesmo que o Identidade Digital ainda não esteja disponível para toda a população brasileira, a ferramenta tem se mostrado de grande utilidade no dia a dia dos cidadãos. Veja abaixo algumas das principais vantagens desta opção:

  • Você pode realizar a sua identificação mesmo sem o RG físico em mãos;
  • A facilidade para gerar o RG digital é muito grande;
  • Será possível consultar os dados sempre que quiser;
  • Tenha o RG à sua disposição na palma da mão.

Como você pode conferir, há apenas pontos positivos em contar com esse tipo de plataforma, sendo que elas são muito seguras e não envolvem sequer a exibição de anúncios, que são comuns em outros tipos de apps.

Outros documentos que possuem versão digital

Agora que você já sabe como fazer a Identidade Digital e quais são as suas vantagens, é interessante comentar que também existem outros documentos que podem ser gerados virtualmente, como por exemplo:

  • CNH Digital;
  • CPF Digital;
  • Carteira de Habilitação Técnica (CHT);
  • Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI);
  • Certificado de Alistamento Militar (CAM);
  • Certificado de Revista (CR).

Estes podem ser acessados através da Carteira de documentos digitais que foi elaborada pelo Governo Federal, e diferente do Identidade Digital, tais documentos podem ser acessados digitalmente por pessoas de todo o país.

Flavia Rozinholli

Graduada em Medicina Veterinária, apaixonada por escrita, linguagem e comunicação. Experiência em marketing digital e em redação publicitária para conteúdos de diversos assuntos.